IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo sistema dá nota a anúncios de imóveis em Manhattan

Patrick Clark

18/07/2017 13h51

(Bloomberg) -- O anúncio de aluguel na Rua 75 Leste em Manhattan, a meio quarteirão do Central Park, fala de um apartamento com luz natural, banheiro de mármore e cozinha de granito. Parece lindo, uma joia do Upper East Side -- talvez até "novinho em folha", como alguns anúncios imobiliários proclamam sem cessar. É bom mesmo que seja assim, porque o aluguel do apartamento é de US$ 4.095 por mês.

O que o anúncio não menciona é que o prédio tem uma longa lista de queixas de inquilinos e de infrações emitidas pela prefeitura. Alguns dos problemas, ao longo dos anos, incluíram mofo, baratas e a falta de segurança contra incêndios. Essa informação está disponível em bancos de dados públicos, mas pode ser difícil de achar para quem é inexperiente.

É aí que a startup Rentlogic pretende entrar. Na semana passada, a empresa que tem quatro anos lançou uma extensão para navegadores de internet que publica um sistema de classificação com letras em mais de 200 sites de imobiliárias que listam aluguéis em Nova York. Então, agora você não vai ver só a foto do melhor ângulo de uma lata de sardinhas de 30 metros quadrados com ótimas qualidades (ensolarado, arejado, espaçoso). Você também vai ver o que o apartamento tem de ruim.

"Edifícios têm problemas", disse Yale Fox, CEO da Rentlogic, explicando que os prédios podem ter uma nota boa no sistema apesar de problemas ocasionais. "Se eles são reincidentes ou há sinais de negligência -- nós penalizamos isso." (O edifício do Upper East Side foi classificado com um 'F' embora a maioria das infrações tenha sido resolvida).

Hierarquia

A nova ferramenta demorou a chegar. Fox fundou a empresa em 2013 com uma versão inicial do sistema de classificação e passou os anos seguintes acrescentando dados e ajustando o algoritmo. Foi um processo complicado, porque as notas dependem de centenas de interpretações subjetivas. Um exemplo: para acabar com o mofo é preciso de um pouco mais do que a vontade de gastar dinheiro, portanto prédios com reclamações não resolvidas por mofo têm mais peso no sistema. Por outro lado, até mesmo síndicos cuidadosos podem ter problemas para acabar com roedores.

Mas estabelecer uma hierarquia foi até fácil, comparado com fazer com que os proprietários adotassem o sistema. No começo, Fox quis trabalhar com as potencias do firmamento imobiliário de Nova York. Ele tentou fazer com que os corretores lhe enviassem os anúncios para publicá-los no site da Rentlogic, mas a maioria só estava disposta a mandar os melhores que tinham. (Muitos corretores estavam ansiosos para ter um "A", mas muito poucos estavam dispostos a ter um "F").

Por isso, Fox começou a trabalhar em um sistema que permite que os inquilinos vejam as notas de sua empresa, mesmo que os proprietários não gostem delas. E assim nasceu um Yelp! do setor imobiliário.