IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Clientes estão impacientes por Tesla Model 3 após depósitos

Claire Ballentine

25/07/2017 11h27

(Bloomberg) -- Enquanto seus colegas do Ensino Médio torravam dinheiro em burritos no Chipotle e em ingressos para shows, Truman Hale economizava para um Tesla. Em março do ano passado, após anos juntando moedas, ele fez um depósito de US$ 1.000 pelo Model 3.

Agora, aos 21 anos, o estudante da Universidade do Estado do Arizona está ansioso para receber mais informações sobre como será seu primeiro carro, que ele espera que seja entregue antes de sua formatura, em dezembro de 2018. "Eu quero ter apenas carros elétricos", disse ele. "Eu ando de bicicleta porque estou economizando para esse carro."

Hale faz parte das centenas de milhares de detentores de reservas pelo Model 3 que estão no limbo, com depósitos pagos, mas sem muita informação sobre a situação do carro -- quando o receberão, com quais opções virá e que preço acabarão pagando. Muitos esperam que o CEO da Tesla, Elon Musk, dê informações a respeito na festa de entrega aos 30 primeiros clientes, que será transmitida pela internet na sexta-feira.

O Model 3, um Tesla mais acessível para aqueles que não podem comprar um Model S ou X, gerou fervor entre os defensores dos carros elétricos e os fãs de Musk. Com um preço de US$ 35.000 antes de opcionais ou incentivos, este será o veículo mais barato da Tesla até o momento e a animação em torno de seu iminente lançamento ajudou a elevar as ações da fabricante de automóveis de Palo Alto, Califórnia, em mais de 60 por cento neste ano. Ainda assim, a falta de informações está deixando alguns detentores de reservas ansiosos.

Depósitos cegos

A Tesla informou em março do ano passado que 373.000 pessoas haviam enviado depósitos pelo Model 3 e não atualizou as informações sobre as reservas desde então. Aqueles que fizeram depósito não sabem em que posição estão na lista de espera, nem em que mês ou ano seus novos carros estarão disponíveis. Um porta-voz da Tesla informou que mais detalhes serão divulgados nesta sexta-feira e preferiu não fazer mais comentários.

A falta de informações por parte da Tesla "me deixa 100 por cento mais nervoso", disse Patrick Herrity, consultor comercial de 34 anos em Virgínia, que fez sua reserva pelo Model 3 pela internet. Ele disse compreender que a empresa esteja mantendo sigilo por causa da concorrência, mas espera que o evento desta semana traga mais detalhes sobre seu próximo carro.

O que Herrity quer é um Model 3 totalmente equipado, com tração nas quatro rodas e teto solar -- opcionais que não estarão disponíveis nos primeiros carros a deixar a fábrica, em Fremont, na Califórnia. Musk disse que o Model 3 inicialmente será construído com o design mais simples, ao contrário do SUV Model X, que vem cheio de recursos e foi afetado por problemas iniciais de produção.

Os opcionais adicionais virão mais tarde, mas Herrity disse não saber se estarão disponíveis quando seu número for chamado. "Eu dirijo um Corolla 2009 que comprei quando saí da faculdade", disse ele. "Quero um carro novo e divertido para dirigir."