IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por que Omã é o próximo grande destino para fãs de adrenalina

Sarah Khan

09/08/2017 19h50

(Bloomberg) -- Muitas vezes ignorado entre os chamativos vizinhos nos Emirados Árabes Unidos, Omã é o contraste perfeito para o brilho descomunal da região. Enquanto Dubai tem seus arranha-céus e ilhas artificiais, Omã se caracteriza pelos picos irregulares e pelas praias de areia branca. Em vez de sair para comprar o último Lamborghini ou Patek Philippe com diamantes incrustados, é mais provável que os cidadãos de Omã cobicem uma boa xícara de karak chai, um chá lácteo estimulante de estilo indiano com cardamomo, canela e gengibre. E enquanto Dubai é um lugar conhecido para queimar dinheiro, Omã está se transformando em um lugar para queimar energia.

O vertiginoso leque de paisagens naturais do país o transformou em um destino quente para quem gosta de aventura -- é possível ir do mar para as montanhas e de lá para o deserto em uma tarde. E agora, graças a alguns novos hotéis ambiciosos, é possível aproveitar essas emoções no conforto de um resort de classe mundial.

Caminhada em Jabal Akhdar

São necessárias apenas cerca de quatro horas para ir de 4x4 de Dubai até as montanhas escarpadas Jabal Akhdar em Omã. Os picos e vales estão preparados para caminhadas e sua altura de cerca de 2.000 metros acima do nível do mar faz com que sejam um bom terreno de treinamento para a altitude. Se você planejar sua viagem para o período entre março e maio, pegará a estação das rosas, quando as colinas ganham um manto carmesim.

Fique no Anantara Jabal Akhdar, um resort de 115 quartos inaugurado há 10 meses que floresce no fértil Saiq Plateau, como uma fortaleza de arenito com vista para um cânion. Lá, os "gurus de montanha" residentes irão te ajudar a construir o itinerário perfeito. Você pode fazer rapel até o fundo do cânion, caminhar por três antigas aldeias das proximidades ou descer ao vale chamado Wadi of Waterfalls. Nem tudo é trabalho árduo; ao longo do caminho, seu guru encontrará lugares panorâmicos para uma xícara de um forte café com cardamomo de Omã ao lado de algum dos minúsculos rios da região.

Mergulhe em frente à península de Musandam

Os mergulhadores experientes já sabem que o mar ao largo da ponta da Península Arábica possui alguns dos melhores e mais subestimados pontos de mergulho do mundo. Os recifes de coral das Ilhas Daymaniyat, uma reserva natural protegida no Golfo de Omã, têm peixes-viola, tartarugas-de-pente, arraias, enguias e cavalos-marinhos como moradores. Dirija por uma hora ao longo da costa de Muscat e depois faça um passeio de barco de mais uma hora -- trabalho fácil para uma viagem de um dia ou para um safári de mergulho de fim de semana.

Dunas do deserto Areias de Wahiba
A duas horas ao sul de Muscat é possível passear de carro pelas dunas do deserto de Areias Wahiba de Omã. Trata-se de uma excitante montanha-russa com um habilidoso motorista de 4x4, que te levará para deslizar sobre essas macias e douradas montanhas e para mergulhar sobre vales rasos. Depois, acampe com glamour no árido terreno do deserto com a Hud Hud Travels; a empresa arma tendas luxuosas de estilo beduíno que saem da areia como um oásis inesperado com colchões macios, tecidos locais e chuveiros e sanitários privados. Mas a experiência não se resume à contagem de fios e às refeições com múltiplos pratos aqui -- o silêncio ensurdecedor é a máxima comodidade.

Para entrar em contato com o repórter: Sarah Khan em Nova York, bysarahkhan@gmail.com.