IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ilhas arrasadas do Caribe esperam chegada do furacão Maria

Simone Foxman, Michael Sasso e Ezra Fieser

18/09/2017 15h40

(Bloomberg) -- Pela terceira vez neste mês, um furacão avança em direção às já maltratadas ilhas do Caribe e ganha força ao longo do caminho.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) elevou a tempestade tropical Maria à categoria de furacão no domingo porque os ventos chegaram a 150 quilômetros por hora. A tempestade, que se situa a 160 quilômetros a leste da Martinica, está se intensificando, e foram emitidos alertas de furacões para as ilhas de Guadalupe, Dominica, São Cristóvão, Névis e Montserrat. Foi emitido um alerta por furacão para Porto Rico, Vieques e Culebra, segundo um aviso publicado por volta das 5 horas, horário de Nova York.

Vários lugares, entre eles os EUA e as Ilhas Virgens Britânicas, São Martinho, Anguilla e São Bartolomeu -- todos arrasados pelo furacão Irma neste mês -- também estão sendo monitorados. Enquanto isso, o nordeste dos EUA está se preparando para receber chuvas, erosão de praias e correntes de retorno por um encontro previsto com o furacão José longe do litoral.

Maria é a última de uma série de tempestades que devastaram o Caribe e o Golfo do México durante 2017. Nos últimos 30 dias, os furacões Irma e Harvey deixaram dezenas de mortos e desestabilizaram os mercados energético e agrícola.

Os meteorologistas não tinham dados suficientes no domingo à noite para prever como o Maria poderia afetar os EUA. O furacão José, que segundo projeções ficará longe do litoral nordeste do país, provavelmente afetará o caminho do Maria, segundo a Weather Underground, de Ann Arbor, Michigan. Alguns modelos mostram que o Maria ficará bem longe do litoral leste dos EUA, ao passo que outros mostram que ele poderia representar uma ameaça dentro de mais ou menos uma semana, disse o serviço meteorológico.

Os últimos dados sobre o furacão José mostravam que a ameaça aos EUA diminuiu, embora localidades como Martha's Vineyard, Nantucket e uma área de Fenwick Island, Delaware, até Sandy Hook, Nova Jersey, estejam sendo monitorados por tempestades tropicais, afirmou o NHC no aviso publicado às 5 horas.

--Com a colaboração de Anna Shiryaevskaya e Sophie Caronello