IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Porsche testa serviço de locação de carros por US$ 2.000 ao mês

Gabrielle Coppola

11/10/2017 14h12

(Bloomberg) -- A Porsche lançará um serviço de assinatura baseado em aplicativos no mês que vem, unindo-se ao grupo de fabricantes de automóveis que vem testando modelos mais flexíveis de propriedade em um momento em que o serviço de transporte prestado por particulares e os smartphones estão revolucionando o mercado automotivo tradicional.

A duração do projeto-piloto, chamado Porsche Passport, está em aberto e a assinatura inicialmente ficará limitada a apenas 50 pessoas em Atlanta, segundo Klaus Zellmer, presidente para a América do Norte da unidade da Volkswagen.

O primeiro escalão de assinatura custa a partir de US$ 2.000 por mês e permite que os usuários convoquem os modelos 718 Boxster, Cayman S, Macan S ou Cayenne sob demanda. Por US$ 3.000 por mês, os motoristas têm acesso a 22 modelos diferentes de Porsche. Os custos de registro, seguro e manutenção estão cobertos, mas os assinantes precisam pagar o combustível. Eles podem ir trocando e usar todos os modelos que desejarem durante o mês.

A Porsche busca uma forma de atingir os consumidores mais jovens, cujos hábitos de compra e transporte vêm sendo moldados por gigantes do Vale do Silício como Uber Technologies e Airbnb. A empresa está seguindo os passos da Cadillac, marca da General Motors, que lançou seu serviço de assinatura Book em janeiro, e do Care, da Volvo, que engloba locação, seguro e manutenção em um pagamento mensal.

"Agora temos jovens incrivelmente bem-sucedidos com poder financeiro para ter um Porsche, mas que hoje podem não estar dispostos a ter um Porsche", disse Zellmer, em entrevista, por telefone. "Estamos bastante seguros de que esse serviço ajudará nas receitas, especialmente a médio e longo prazos."

A Porsche está se associando à startup Clutch Technologies, com sede em Atlanta, que vende software de análise que pode prever quais modelos terão demanda com base no comportamento passado do cliente, nas condições climáticas e em outros fatores. As duas concessionárias da marca na região de Atlanta oferecerão revisão e manutenção para a frota de carros usados por meio do serviço, disse ele.