Bolsas

Câmbio

Tecnologia responde por 43% da alta de ações emergentes em 2017

Charles Stein e Brandon Kochkodin

(Bloomberg) -- Como se não bastassem as provas de que a tecnologia está dominando o mundo, o setor agora responde por 43 por cento dos ganhos deste ano no índice que acompanha as bolsas de mercados emergentes, comparado a 33 por cento em 2016.

Quatro ações -- Alibaba, Tencent, Samsung Electronics e Taiwan Semiconductor --- foram responsáveis por quase um terço do avanço de 34 por cento do MSCI Emerging Markets Index. O preço do papel da Alibaba mais que dobrou. O papel da Taiwan Semiconductor foi o que menos subiu: 38 por cento. Todas as quatro têm sede na Ásia.

O setor de tecnologia tem peso de 29 por cento no índice, mais que o dobro do que tinha em 2012, quando o MSCI Emerging Markets Index era liderado por papéis do setor financeiro, como China Construction Bank, Industrial & Commercial Bank of China e o brasileiro Itaú Unibanco Holdings.

Nos EUA, as gigantes de tecnologia são conhecidas pela sigla FANG (Facebook, Amazon, Netflix e Google). Talvez as líderes dos mercados emergentes também precisem de uma sigla que caia no gosto popular. Que tal STAT?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos