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Nova linha de trem de Londres terá plataformas super longas

Thomas Seal

24/11/2017 14h27

(Bloomberg) -- A nova rota do Crossrail de Londres poderá transportar pessoas pela capital do Reino Unido mais rapidamente do que nunca, mas em algumas estações os passageiros enfrentarão uma longa caminhada, ou podem até precisar correr, para pegar o trem.

Com plataformas mais longas, construídas para acomodar o crescimento futuro da linha de 15 bilhões de libras (US$ 20 bilhões), que deve ter os primeiros trechos inaugurados no ano que vem, os trens podem parar a até 46 metros do ponto de chegada dos passageiros à plataforma.

"Quando você chegar à estação e se dirigir à parte de trás do trem, normalmente terá que caminhar em torno de 46 metros para chegar ao primeiro vagão", disse o CEO do Crossrail, Andrew Wolstenholme. "As pessoas terão que se acostumar com isso."

As estações do Crossrail terão aproximadamente o dobro do tamanho de uma estação padrão do metrô da cidade, permitindo que a Transport for London, que administrará a rota, alongue os trens se e quando a demanda aumentar. Será "muito importante", portanto, ter uma sinalização clara, disse Wolstenholme.

Conhecida como Elizabeth Line, em alusão à rainha britânica, a rede Crossrail se estenderá por 117 quilômetros, de Reading, no vale do Tâmisa, a Shenfield, em Essex, e ampliará a capacidade ferroviária da área central de Londres em 10 por cento. Enquanto as plataformas normalmente têm 250 metros de extensão, os trens da Bombardier encomendados para a rota medem 200 metros, deixando uma diferença com o comprimento de uma piscina olímpica.

"As pessoas ficarão um pouco surpresas", disse Wolstenholme, na conferência Policy Forum for London, no início do mês, acrescentando que a caminhada é "o preço que se deve pagar pelo investimento muito correto em capacidade futura".