Bolsas

Câmbio

IA da Alibaba supera humanos em teste de leitura de Stanford

Robert Fenner

(Bloomberg) -- A Alibaba desenvolveu um modelo de inteligência artificial que pontuou melhor que os humanos em um teste de leitura e compreensão da Universidade de Stanford.

A Alibaba Group Holding fez uma demonstração de seu modelo de rede neural profunda na semana passada ao pedir que a IA fornecesse respostas exatas a mais de 100.000 perguntas que compõem um questionário considerado um dos indicadores de leitura de máquina mais respeitados do mundo. O modelo desenvolvido pelo Instituto de Ciência de Dados das Tecnologias da Alibaba anotou 82,44 pontos, pouco mais do que os 82,304 alcançados pelos rivais humanos.

A Alibaba informou que esta é a primeira vez que uma máquina supera uma pessoa real em um teste do tipo. A Microsoft conseguiu uma façanha similar ao marcar 82,650 pontos no mesmo teste, mas os resultados foram finalizados um dia depois da Alibaba, informou a empresa.

O titã chinês do comércio eletrônico se uniu a nomes como Tencent Holdings e Baidu na corrida para desenvolver uma IA capaz de enriquecer feeds de redes sociais, anúncios direcionados e serviços ou até mesmo de ajudar na direção autônoma. Pequim aprovou a tecnologia em um plano de nível nacional que exorta o país a se tornar líder do setor em 2030.

O chamado processamento de linguagem natural imita a compreensão humana de palavras e frases. Com base em mais de 500 artigos da Wikipedia, o conjunto de perguntas de Stanford é desenvolvido para definir se os modelos de aprendizado de máquina podem processar grandes quantidades de informação antes de oferecer respostas precisas a perguntas.

"Isso significa que questões objetivas como 'o que provoca a chuva' agora podem ser respondidas com alta precisão pelas máquinas", disse Luo Si, cientista-chefe de processamento de linguagem natural do instituto da Alibaba, em comunicado. "A tecnologia básica pode ser usada gradualmente em inúmeras aplicações, como atendimento ao cliente, tutoriais de museus e respostas on-line a consultas médicas de pacientes, diminuindo a necessidade de intervenção humana de forma sem precedentes."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos