IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itaú lança plataforma digital na Argentina e avalia aquisições

Felipe Marques e Cristiane Lucchesi

18/01/2018 08h36

(Bloomberg) -- O banco brasileiro lançou uma plataforma digital no país vizinho para ampliar sua atuação no varejo, além de considerar aquisições e expandir suas áreas de banco de investimento e de gestão de fortunas, disse Eduardo Vassimon, diretor geral de atacado do Itaú.

"Eleições de outubro na Argentina indicam que a nação pode ter pelo menos mais seis anos de boa gestão, deixando as empresas -- incluindo o Itaú -- mais confortáveis para investir", disse ele.

As reformas na Argentina ajudaram a ampliar a confiança, disse Vassimon.

Desde que assumiu em 2015, presidente Mauricio Macri reduziu o déficit e abriu a economia do país. Em dezembro, ele obteve uma vitória com a aprovação da reforma previdenciária apenas dois meses após as eleições em que sua aliança política ganhou espaço no Congresso.

"O sistema financeiro da Argentina tem baixa penetração, o que é uma grande oportunidade para nós", disse Vassimon.

Só 50% dos argentinos com mais de 15 anos têm conta em banco, de acordo com dados do Banco Mundial de 2014, os últimos disponíveis.

O Itaú é o 17º maior banco da Argentina, com 35 bilhões de pesos em ativos até agosto, de acordo com os dados mais recentes do banco central local.

O banco avalia contratar mais um executivo para a área de equity capital markets no país, disse Roderick Greenlees, global head de banco de investimento.