IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líder do MST promete manifestação pacífica em julgamento de Lula

Samy Adghirni

18/01/2018 13h24

(Bloomberg) -- O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse à Bloomberg que os protestos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana, em Porto Alegre, serão pacíficos.

"Não haverá nenhuma violência", disse Stédile, em entrevista por email às vésperas do julgamento, em segunda instância, do recurso de Lula contra a sentença que o condenou a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex.

Stédile afirmou que MST e movimentos aliados pretendem agir da mesma maneira que no ano passado em Curitiba, quando protestos pela condenação de Lula em primeira instância foram pacíficos. Se a sentença for mantida, conforme previsões, Stédile disse esperar anulação da pena nas instâncias superiores.

Segundo Stédile, a mobilização dos movimentos sociais em Porto Alegre reunirá cerca de 5.000 pessoas, que acamparão a partir de segunda-feira em local a ser definido em conversa com o Ministério Público Federal e autoridades locais.

Julgamento de Lula no TRF-4 está marcado para próxima quarta-feira, 24, a partir das 8:30.