IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estácio pretende ir às compras após fracasso da fusão com Kroton

Fabiola Moura

23/02/2018 11h24

(Bloomberg) -- A Estácio Participações quase foi engolida, há oito meses, por sua concorrente maior em uma aquisição de US$ 1,8 bilhão. Agora, a caça quer virar caçador.

O diretor presidente Pedro Thompson, prevendo uma onda de consolidação no setor, que tem centenas de pequenas universidades, está preparando o terreno para começar a consolidar outras universidades em todo o Brasil no "médio prazo". O primeiro passo? Tornar a Estácio uma empresa mais enxuta e mais lucrativa.

"Como segundo maior player no Brasil e um dos cinco maiores do mundo, não tem por quê a gente não ser um consolidador de mercado", disse Thompson, 34, em uma entrevista no campus da empresa no bairro de Jabaquara em São Paulo. Não há nenhuma operação em andamento no momento, disse ele. "Primeiro, precisamos melhorar nossa gestão e aumentar ainda mais a lucratividade".

Os preparativos para a corrida às compras se concentram na construção de um modelo de gestão que possa ser escalado para as unidades adquiridas. Depois de uma onda de cortes de empregos em dezembro que a mídia local disse ter afetado 1.200 professores, a Estácio ainda tem algumas "medidas disruptivas" na manga que ajudarão a alcançar esse objetivo, disse Thompson. Eles incluem a fusão de campi e outros cortes nos custos. Ele se recusou a confirmar o número de professores que foram demitidos em dezembro.

A rentabilidade da Estácio está aquém da da sua concorrente maior, a Kroton Educacional, que tentou adquiri-la no ano passado. A margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou Ebitda da Estácio, foi de 27,7%, em comparação com 43,6 por cento para a Kroton Educacional no terceiro trimestre. A Estácio reporta os resultados do quarto trimestre em 15 de março.

As aquisições se concentrarão em regiões onde a marca Estácio já é forte, como no Nordeste e no Rio de Janeiro. Também se limitarão ao ensino superior, disse ele.

"Estamos mais perto de alcançar uma maturidade operacional relevante", disse Thompson. "Depois disso, podemos entrar no último estágio, que é o de consolidação".