IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Refinaria aposta em futuro eólico após queda do uso de petróleo

Tsuyoshi Inajima

22/03/2018 14h18

(Bloomberg) -- Uma das maiores refinarias de petróleo do Japão está triplicando os investimentos em energia eólica para compensar a queda do consumo de combustível. Apesar da iniciativa, não se sabe se a medida será suficiente para reanimar os lucros.

A Cosmo Energy Holdings investirá 93 bilhões de ienes (US$ 880 milhões) em energia eólica offshore nos próximos cinco anos, aporte que responderá por cerca de um quarto dos gastos totais da empresa, e reduzirá os investimentos relacionados ao petróleo em 22 por cento. Ainda assim, a expansão em energia renovável é insuficiente para compensar o declínio do negócio principal, que é a venda de combustível, considerando que o lucro líquido deverá cair para apenas 50 bilhões de ienes no período de um ano que terminará em março de 2023, contra 70 bilhões de ienes no ano fiscal atual, informou a Cosmo.

Apostar na energia eólica é melhor do que não fazer nada, mas o governo japonês deve continuar reduzindo o programa de incentivo criado para promover a energia renovável, o que significa que a energia eólica pode se tornar menos rentável, disse Hidetoshi Shioda, analista da firma de pesquisa Circle Cross Corp.

"A expansão para a energia eólica pode ser um caso de tentativa e erro", disse Shioda. "Mas se a Cosmo não agir, basicamente estará apenas esperando pela morte."