IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Onda de frio no Canadá pode atrasar plantio de grãos

Jen Skerritt

23/03/2018 12h26

(Bloomberg) -- A primavera já chegou oficialmente à América do Norte. Mas nas Pradarias Canadenses a mudança de estação não acabou com a neve nem com o clima frio que ameaçam atrasar o plantio de grãos.

As temperaturas deverão ficar até 4 graus Celsius abaixo da média nas próximas duas semanas e continuar abaixo do normal durante o mês de abril, disse David Streit, chefe sênior de meteorologia da Commodity Weather Group em Bethesda, Maryland. Ainda há cerca de 50 centímetros de neve no solo em algumas regiões das Pradarias, e outros 10 a 20 centímetros podem cair nas próximas duas semanas, disse ele.

"Infelizmente, este inverno não quer acabar", disse Streit, em entrevista por telefone. "Eu apostaria que na maioria dos casos o cronograma será atrasado, ao menos para o plantio inicial, em pelo menos uma ou duas semanas."

O Canadá é o maior produtor mundial de canola e um dos maiores exportadores de trigo. Os produtores rurais do país geralmente começam a semeadura entre o fim de abril e o início de maio, dependendo do clima. No ano passado, o progresso da semeadura desacelerou em algumas regiões por causa de uma tempestade de neve em abril e do excesso de chuvas.