PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Bezos diz que Amazon Prime já tem mais de 100 mi de membros

Spencer Soper

19/04/2018 10h46

(Bloomberg) -- O CEO da Amazon.com, Jeff Bezos, disse que a gigante do comércio eletrônico já tem mais de 100 milhões de assinantes pagantes no programa Prime e continuará investindo para atender às expectativas "cada vez maiores" dos consumidores.

Bezos observou o marco em sua carta anual aos acionistas, publicada na quarta-feira. A carta é uma oportunidade para que o fundador enfatize sua estratégia de longo prazo para os investidores, buscando aumentar a confiança deles à medida que a companhia investe na expansão internacional, constrói uma presença física e inventa novos produtos, como os alto-falantes Echo e a assistente digital ativada por voz Alexa.

Os assinantes Prime pagam taxas mensais ou anuais para obter entrega rápida das compras feitas pela internet, streaming de música e vídeo e armazenamento gratuito de fotos on-line. A participação no programa incentiva os consumidores a comprar mais com a Amazon para que essa despesa valha a pena, assim como nos clubes da rede Costco Wholesale. A Amazon aprimorou seu programa com mais benefícios digitais e vende complementos, como um catálogo musical maior, por um valor mensal extra.

A Amazon mantinha em segredo o número de assinantes Prime, o que obrigava os analistas a estimar o valor com base em pesquisas com compradores. Os comentários de Bezos mostram que a empresa com sede em Seattle está vendendo assinaturas Prime no exterior, o que demonstra que a companhia pode replicar em outros mercados o sucesso obtido nos EUA, disse RJ Hottovy, analista da Morningstar. A Amazon está perdendo dinheiro com sua expansão internacional, mas os investidores serão pacientes se a empresa estiver conquistando assinantes Prime, disse ele.

"O que vemos na Europa e em outros mercados é semelhante ao que observávamos nos EUA entre 2010 e 2014", disse Hottovy. "As pessoas veem valor nas assinaturas Prime por causa da velocidade do frete e do conteúdo. Isso é importante para os investidores porque as taxas de retenção de membros estão acima de 90 por cento."

Bezos citou os bons resultados constantes da Amazon em pesquisas independentes, inclusive no American Customer Satisfaction Index, como prova de que a empresa continua inventando novas maneiras de agradar os consumidores, oferecendo-lhes novidades que eles nem sabiam que queriam.

"Você não pode se acomodar neste mundo", escreveu ele. "Os consumidores não aceitarão."

A carta elogia a cultura corporativa da Amazon, e Bezos afirma que "é possível ensinar" padrões altos.

"As pessoas aprendem muito bem os padrões altos simplesmente por meio da exposição", disse ele. "Padrões elevados são contagiantes. Traga uma pessoa nova para uma equipe de alto padrão e ela se adaptará rapidamente. O oposto também ocorre. Se os padrões baixos prevalecerem, eles também se espalharão rapidamente."

O CEO também disse que em 2017 a Amazon despachou mais de 5 bilhões de itens com Prime em todo o mundo e que o número de membros novos no ano nunca foi tão grande. Ele acrescentou que 2017 foi o melhor ano para as vendas de hardware e que a empresa continuará investindo agressivamente para expandir sua base de clientes, sua marca e sua infraestrutura.