IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mineradora 'queima' Bitcoin Cash em briga com bitcoin

Olga Kharif

24/04/2018 12h42

(Bloomberg) -- O Bitcoin Cash é a criptomoeda mais popular agora por mais motivos que você poderia imaginar.

A ramificação do maior token digital do mundo disparou cerca de 25 por cento desde sexta-feira, em parte porque a Antpool, um dos maiores grupos de mineração, está "queimando" uma parte das moedas que recebe por resolver os verdadeiros quebra-cabeças matemáticos que funcionam como espinha dorsal da rede, o que poderia diminuir a oferta e elevar o valor.

A manobra é o mais recente ataque em uma batalha cada vez mais intensa entre os simpatizantes do bitcoin e do Bitcoin Cash, que se separou no ano passado. Com um bate-boca no Twitter e no Facebook, alguns dos maiores detentores de ambas as criptomoedas estão tentando influir nos preços após terem sofrido grandes prejuízos desde o ano passado.

"A Antpool queimou o equivalente a US$ 12" em Bitcoin Cash por dia, disse Kyle Samani, sócio da Multicoin Capital, um hedge fund de criptomoedas com sede em Austin, Texas, por e-mail. "Foi puramente uma jogada de marketing para poder dizer que eles estão 'reduzindo a oferta'."

A Antpool, cujos usuários confirmam em seus computadores 8,2 por cento das transações feitas com Bitcoin Cash, anunciou pelo Twitter e pelo Facebook no dia 20 de abril que iria "queimar" voluntariamente 12 por cento das moedas que recebe. A empresa de mineração enviará uma fatia das comissões que recebe "a um endereço que é um buraco negro".

A vantagem do Bitcoin Cash é que as comissões por cada transação são mais baixas e os prazos são mais rápidos. O bitcoin, que é mais usado, tem testado uma nova tecnologia chamada Lightning Network que, se for aplicada em grande escala, poderia reduzir significativamente a vantagem do Bitcoin Cash, disse Lucas Nuzzi, analista sênior da Digital Asset Research, por e-mail.

Outros partidários do Bitcoin Cash, como o investidor Roger Ver, que ficou conhecido como o Jesus do Bitcoin, também têm promovido ativamente a moeda pelo Twitter. Ver costuma descrever o Bitcoin Cash como um bitcoin melhor, porque "os velhos radicais com formação econômica e filosófica que defendiam a liberdade foram substituídos por uma burocracia de charlatães que destruíram o bitcoin para se manter no poder".

Em termos práticos, não está claro qual será o impacto real do anúncio da Antpool. A quantidade de criptomoedas pode mudar por diversas razões: a comunidade Ethereum, por exemplo, recentemente passou a considerar restringir sua oferta de moedas Ether, que atualmente é ilimitada. Ripple destrói a pequena quantidade de sua moeda, XRP, usada para pagar transações, já que "isso torna a XRP mais escassa e beneficia todos os detentores de XRP por tornar a XRP mais valiosa".

Não se sabe com certeza se queimar uma criptomoeda realmente aumentará seu valor.

"Criptomoedas contam com uma variedade desconcertante de mecanismos para determinar a quantidade - claro que, desde que abandonamos o padrão-ouro, as moedas tradicionais são ainda mais desconcertantes", disse Aaron Brown, colunista de negócios que escreve para a Bloomberg Prophets, por e-mail. "Quem sabe o que aconteceria se Jeff Bezos convertesse toda sua fortuna em cédulas de US$ 100 e as queimasse? Por isso, este vai ser um experimento interessante."