IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido anuncia financiamento à captura de gás carbônico

Anna Hirtenstein

23/05/2018 12h54

(Bloomberg) -- O Reino Unido prometeu 21,5 milhões de libras esterlinas (US$ 29 milhões) para financiamento de novos projetos de captura e armazenamento de gás carbônico.

"Minha ambição é que o Reino Unido se torne líder global em tecnologia em captura de carbono, trabalhando de perto com parceiros internacionais para reduzir seus custos", afirmou a ministra Claire Perry, da pasta de Energia e Crescimento Limpo, no evento ministerial Missão Inovação, nesta quarta-feira, em Malmo, na Suécia. Será "parte importante da nossa estratégia industrial moderna".

O governo britânico já havia destinado 1 bilhão de libras à captura e armazenamento de dióxido de carbono, mas cancelou o programa em 2015. Agora, o plano é trabalhar em conjunto com Arábia Saudita e México para acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia, de acordo com comunicado enviado por email.

A tecnologia de captura e armazenamento de gás carbônico é considerada peça essencial do quebra-cabeça para conter o aquecimento global. Setores altamente poluentes, como o industrial e o petrolífero, têm feito campanha pela evolução dessa proposta, que lhes permitiria manter a forma de atuação.

Vários projetos já estão funcionando, principalmente na Noruega, que cobra imposto sobre emissões de gás carbônico desde a década de 1990. Na Índia, uma usina de carvão está convertendo emissões de dióxido de carbono em carbonato de sódio, uma substância usada na fabricação de vidro.