IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chef lança mercado de culinária espanhola em Nova York

Kate Krader

18/06/2018 14h43

(Bloomberg) -- O chef espanhol e líder humanitário José Andrés divulgou detalhes do tão aguardado espaço de alimentação Hudson Yards, de sua empresa ThinkFoodGroup.

O Mercado Little Spain será inaugurado no edifício 10 Hudson Yards na primavera de 2019 (Hemisfério Norte). O espaço de 3.250 metros quadrados englobará três restaurantes, cada um com um estilo diferente de comida espanhola. Ao redor deles haverá mais de uma dezena de barracas e quiosques de comida, com muitos dos maiores sucessos de tapas, pintxos e doces, além de lojas de bebidas. O espaço espera fazer pela comida espanhola o mesmo que o Eataly fez pela culinária italiana.

"A comida será tudo o que se pode imaginar da Espanha", diz José Andrés. "O Mercado será um lugar onde você vai poder ir a uma barraca para comprar camarão no alho, depois a outra em busca de bocadillos [sanduíches]. Será o lugar para o café, a sangria, o xerez, para comer tapas como se você estivesse no [famoso mercado de Barcelona] La Boqueria."

Frutos do mar serão levados de avião diariamente e haverá grande variedade de carnes curadas e presuntos. (Andrés teve papel decisivo na chegada do cobiçado presunto ibérico aos EUA, há uma década). Haverá também saladas, salsichas, doces como churros e bebidas como vinho, cidra, vermute e a tradicional gim-tônica da Espanha. As lojas montadas em quiosques oferecerão óleos, vinagres, pimentas, utensílios de cozinha e cestas de presentes espanhóis.

O Mercado Little Spain é o primeiro empreendimento de Andrés em Nova York, e ele recrutou uma ajuda formidável: Ferran e Albert Adrià, dois dos melhores chefs do mundo, do restaurante El Bulli, na Espanha. Este é também o primeiro projeto dos Adrià em Nova York.

"A experiência de José nos EUA todos esses anos nos faz confiar nele", diz Ferran Adrià. "Se não fosse ele, Albert e eu não teríamos participado. Temos total confiança nele."

A ideia por trás do Mercado é dupla. Em parte, Andrés o vê como uma homenagem aos bairros de imigrantes europeus que surgiram em Nova York e ajudaram a criar a identidade da cidade. Ainda mais importante, ele enxerga o empreendimento como a criação de seu próprio canto da Espanha em Manhattan.

O mercado chegará após um ano como sempre movimentado para Andrés. Ele abrirá um total de nove restaurantes em 2018, sem contar seus trabalhos humanitários. Atualmente, Andrés conta com 30 estabelecimentos nos EUA, que vão desde um minibar em sua base em Washington, detentor de estrela Michelin, até o Bazaar by José Andrés, em Los Angeles. Depois do trabalho de levar alimentos e suprimentos para Porto Rico no rescaldo do furacão Maria, em 2017, Andrés viajou à Guatemala para prestar ajuda após uma erupção vulcânica recente.

Andrés tem lembranças românticas de sua primeira viagem a Manhattan. "Ainda me lembro da primeira vez que vim a Nova York. Eu estava na Marinha Espanhola em um lindo veleiro de quatro mastros. Lembro de ter passado sob a ponte Verrazano-Narrows, de ver a Estátua da Liberdade e a Ilha Ellis à minha esquerda. Eu sabia que voltaria."