IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

General Mills aposta em retomada com iogurte menos açucarado

Craig Giammona

19/06/2018 15h04

(Bloomberg) -- A General Mills aposta que o menor uso de açúcar ajudará a estimular o crescimento da unidade de iogurtes da empresa, que está em queda.

Chamada "YQ by Yoplait", a nova variedade é feita com o chamado leite ultrafiltrado e é menos doce do que muitos produtos populares da categoria. Isso inclui a tradicional marca Yoplait da própria empresa, cujas vendas e participação de mercado despencaram nos últimos anos quando os consumidores dos EUA adotaram o iogurte grego.

Mas como a venda de iogurtes gregos está perdendo força, há uma busca pela próxima tendência que impulsionará o crescimento no ramo de iogurtes. Há um ano, a General Mills lançou o Oui, um iogurte de origem francesa, e o produto está a caminho de atingir US$ 100 milhões em vendas anuais, o que o transforma em um dos lançamentos de produto de melhor desempenho dos últimos anos, segundo a empresa.

Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para virar a maré na unidade de iogurtes da General Mills, que registrou queda de 8 por cento nas vendas nos EUA no trimestre mais recente. Apesar de este ter sido o terceiro trimestre consecutivo de melhora do desempenho da unidade, a gigante dos alimentos com sede em Minneapolis, nos EUA, tem esperanças de que o YQ possa ajudar a estabilizar e a recuperar a divisão.

"Há muitas pessoas insatisfeitas com o sabor do iogurte grego", disse Doug Martin, líder de inovação em iogurtes da empresa. "O iogurte grego não é a opção definitiva em termos de produtos saudáveis e de sabor."

Mania grega

Os consumidores americanos praticamente não consumiam iogurte grego antes de Chobani entrar em cena, em 2007, e atingir US$ 1 bilhão em vendas nos cinco primeiros anos no mercado. Boa parte desse sucesso veio à custa da General Mills. A Yoplait foi durante anos a marca mais vendida dos EUA e em 2012 respondia por cerca de 24 por cento do mercado do país. Em 2016, a Chobani assumiu o primeiro lugar nos EUA e a participação de mercado da Yoplait caiu para cerca de 14 por cento, segundo a Euromonitor.

O forte recuo nas vendas levou a General Mills a reavaliar a divisão de iogurtes há cerca de dois anos. E embora o Oui -- vendido em pequenos recipientes de vidro -- tenha ajudado, a empresa enfrenta uma batalha difícil em meio ao encolhimento do mercado global de iogurtes. A venda de iogurte nos EUA caiu nos últimos dois anos e a Euromonitor estima que recuará 2,6 por cento neste ano.

O iogurte com menos açúcar não é novidade. As variedades light existem há décadas, mas esses produtos costumam ser adoçados artificialmente. O YQ usa açúcar de cana e o leite ultrafiltrado tem menos lactose. A variedade básica tem 1 grama de açúcar por porção e as opções com sabores têm 9 gramas. Os iogurtes originais de frutas da Yoplait podem conter o dobro desse total.

"A cada dia cada vez mais pessoas estão focadas em reduzir o açúcar", disse Martin. "A questão é como chegar lá sem fazer o que as pessoas não querem que você faça."