Como ganhar dinheiro quando as ações brasileiras caem
(Bloomberg) -- Há pelo menos uma maneira de ganhar dinheiro e apostar nas ações brasileiras ao mesmo tempo, mesmo diante da queda de 7% do Ibovespa neste ano.
Basta perguntar aos investidores do ProShares UltraShort MSCI Brazil, ou BZQ. O fundo acumula alta de 40% neste ano e está se aproximando da máxima em 12 meses. O ETF dá aos investidores o dobro do desempenho inverso das ações brasileiras - o que significa que quanto mais as ações afundarem, melhor será o pagamento para os compradores.
Os ativos brasileiros estão sendo penalizados por uma série de fatores: incerteza política em torno da eleição presidencial em outubro, perspectiva mais pessimista para a economia do país e cenário de uma política monetária mais apertada nos EUA.
Recentemente, a atividade econômica abaixo do esperado e um real mais fraco adicionaram mais cautela às projeções para lucros das empresas. JPMorgan, UBS e Santander mencionaram riscos negativos para os resultados das empresas brasileiras. O Ibovespa caiu quase 11% em maio, a maior queda mensal desde setembro de 2014. Em junho, o índice de ações já caiu 8%.
Mark Mobius, co-fundador da Mobius Capital Partners, disse que está "preocupado" com o potencial enfraquecimento do movimento reformista no Brasil e que as ações do país "não estão sendo negociadas como pechinchas", sugerindo que elas podem cair ainda mais.
Em 8 de junho, os investidores negociaram mais de US$ 11 milhões no BZQ, o maior volume desde maio de 2017 e mais de 10 vezes o volume médio diário de transações no ano passado. As estratégias alavancadas geralmente são usadas por operadores e redefinem sua alavancagem diariamente para dar aos novos compradores o desempenho esperado, o que significa que quanto mais tempo eles são mantidos, menos eles acompanham seus benchmarks.
--Com a colaboração de Olivia Schaber.
Repórteres da matéria original: Vinícius Andrade em Sao Paulo, vandrade3@bloomberg.net;Carolina Wilson em New York City, cwilson166@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.