IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Três modos espetaculares de aproveitar o interior da França

Nikki Ekstein

28/06/2018 14h32

(Bloomberg) -- Em geral, é a sensação de tradição do Velho Mundo que atrai visitantes ao interior da França: châteaux com fachadas impecavelmente preservadas de estuque e pedra, fazendas de lavanda cuidadas por famílias há gerações ou produtoras de champanhe em operação desde o reinado de Henrique IV.

Neste verão boreal, todos esses encantos estão sendo combinados com novas incorporações interessantes: excelentes hotéis espalhados pelas cidades mais fascinantes do país abrirão as portas. Para ajudar você a planejar uma viagem, emparelhamos algumas dessas inaugurações com experiências locais exclusivas, que foram selecionadas e podem ser reservadas pela agência de turismo de luxo 1889 Travel France. Quer você escolha apenas uma ou decida encadear várias em uma viagem de lazer, você terá uma experiência inesquecível.

As flores mais perfumadas da Provença

Onde se hospedar: Saint-Tropez, a capital mundial não oficial do iate, playground de veraneio para Kate Moss e Rihanna, e ponto de encontro histórico de Brigitte Bardot e Jacqueline Kennedy, acaba de receber um enorme upgrade em termos de hospedagem. A Résidence de la Pinède, um retiro à beira-mar de 36 quartos, foi adquirida em 2016 pela LVMH e passou por uma reforma de dois anos, revelada neste mês. O resultado é um oásis minimalista, com banheiros de mármore e móveis geométricos, cortesia do lendário arquiteto e designer francês Jean-Michel Wilmotte.

Experiência imperdível: A apenas 80 quilômetros do litoral de Saint-Tropez, a pequena cidade de Grasse é famosa por cultivar as flores usadas por muitos dos melhores perfumistas do planeta. Visite a jardineira que cultiva jasmim, rosa e nardo exclusivamente para a Dior - suas flores florescem de maio até meados de outubro - e saiba mais sobre uma família que colhe manualmente as mais procuradas pétalas do mundo há gerações. Em seguida, visite um perfumista local para criar seu próprio aroma, diretamente da plantação para o frasco.

Belas Artes em Avignon

Onde se hospedar: Quando o designer de interiores francês Gilles Jauffret comprou um imóvel histórico na idílica cidade de Avignon, em 2009, a casa estava completamente abandonada. Em 2018, ela renasceu como La Divine Comédie, um hotel íntimo de cinco suítes com o maior jardim privado de Avignon - com 100 tipos diferentes de árvores e plantas - e uma piscina à prova de paparazzi.

Experiência imperdível: Avignon fica bem perto de fazendas de trufas e campos de lavanda, ambos bons motivos para visitar a cidade. Fica também a poucos passos das antigas casas de Van Gogh e Cézanne. Passe um dia visitando a Fundação Van Gogh em Arles e vendo os arredores da cidade através dos olhos do artista; algumas das paisagens que ficaram famosas por suas pinturas e o claustro onde ele foi hospitalizado são acessíveis para visitas guiadas. Depois vá para Aix-en-Provence, onde Cézanne passou os últimos anos de sua vida. Seu estúdio, que ainda contém ferramentas e pincéis que pertenceram a ele, agora funciona como um pequeno museu sobre sua obra e influência.

Bibliotecas secretas e carros velozes na Borgonha

Onde se hospedar: Para comemorar seu 400º aniversário, Château Lafaurie-Peyraguey, lendária produtora do Sauturnes, está abrindo suas portas como um hotel boutique cinco estrelas, criado em conjunto com a luxuosa fabricante de cristais Maison Lalique. Os 13 quartos e suítes têm detalhes de art déco e lustres de cristal Lalique; o restaurante requintado no local, situado em um edifício do século 17 reformado com janelas que vão do chão ao teto e oferecem vista para os vinhedos, tem acesso às quatro adegas do château. Ao todo, eles possuem uma coleção de 350.000 garrafas de vinho, com algumas que remontam a 1893.

Experiência imperdível: bibliófilos e amantes da arquitetura vão desmaiar de emoção diante da biblioteca pública na vizinha Dijon, que ainda é frequentada pelos moradores locais para sessões semanais de leitura. Situada em uma antiga catedral jesuíta, a biblioteca é um verdadeiro templo literário. Contrate um guia para ter acesso aos arquivos fechados da biblioteca, onde você verá o segundo maior globo do mundo e uma extensa coleção de cardápios e listas de vinhos vintage. Ou, se você preferir uma atividade um pouco menos tranquila, vá para a pista de Fórmula 1 local, onde a 1889 Travel France pode organizar passeios com Pierre Gasly ou Jacques Laffite, ambos pilotos profissionais.