IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander oferece financiamento a comprador da TAG: Fontes

Felipe Marques, Cristiane Lucchesi e Sabrina Valle

29/06/2018 07h30

(Bloomberg) -- O Banco Santander SA está oferecendo financiamento aos compradores do gasoduto de gás natural da Petrobras no Nordeste do Brasil, de acordo com duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

O Santander, assessor financeiro da Petrobras no processo de venda, está oferecendo um chamado "staple financing" para o negócio, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as negociações são privadas. O objetivo é ajudar no processo de venda, disse uma das pessoas, acrescentando que a maior parte do crédito oferecido é em moeda local. Não está claro se o comprador vencedor tomará o empréstimo do Santander, segundo as pessoas.

A Justiça Federal suspendeu a venda da TAG em 5 de junho. A Petrobras disse que tomaria medidas legais apropriadas para salvaguardar seus melhores interesses, de acordo com um comunicado.

O grupo francês Engie ofereceu a melhor proposta vinculante pela TAG e iniciou uma fase de conversas sobre as condições da aquisição com a Petrobras, informou a empresa brasileira em 8 de maio, acrescentando que as negociações não são exclusivas.

A Petrobras e a Engie suspenderam as negociações após a decisão judicial e elas serão retomadas assim que o acordo for desbloqueado. Em seguida, a Petrobras voltará aos três grupos que apresentaram propostas para a TAG para uma última rodada de lances somente de preço - os termos da aquisição serão os já definidos nas conversas com a Engie.

Um grupo liderado conjuntamente pelo Mubadala Development e pelo EIG Global Energy Partners e outro pelo Macquarie Group, de Sydney, também apresentaram ofertas vinculantes em 19 de abril para comprar a TAG, disseram pessoas com conhecimento do assunto na época.

Espera-se que as propostas cheguem a US$ 8 bilhões, incluindo dívidas, disseram pessoas familiarizadas com o processo em abril.

Um "staple financing" é sempre oferecido pelo banco de investimento que assessora a empresa vendedora e inclui todos os detalhes do pacote de empréstimos, como comissões para os bancos e cláusulas do contrato. O nome em inglês é derivado do fato de que os detalhes do financiamento são grampeados na parte posterior do contrato de aquisição.

Os compradores também armaram seus próprios pacotes de financiamento. O Goldman Sachs Group está organizando um empréstimo para o consórcio do Mubadala e do EIG, enquanto o Bank of America, o Itaú Unibanco e o Bradesco estão oferecendo financiamento para o grupo liderado pelo Macquarie Group, disseram pessoas em março.

A TAG é uma rede de 4.500 quilômetros que abrange dez Estados brasileiros e está sendo vendida como parte de um esforço mais amplo de desinvestimento e de redução da dívida da Petrobras, a maior na indústria do petróleo. Este poderia ser o maior desinvestimento da Petrobras.