IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alphabet transforma projetos em negócios independentes

Gerrit De Vynck

11/07/2018 15h08

(Bloomberg) -- A Alphabet está separando dois projetos experimentais de seu laboratório X, adicionando novas unidades independentes à lista crescente de entidades da empresa sem ligação com anúncios.

A Wing, que está desenvolvendo um sistema de entregas com drones, e a Loon, que usa balões para levar sinal de internet a regiões remotas do planeta, concluirão a formação no laboratório de inovação da empresa e se tornarão empresas independentes da unidade Other Bets ("Outras Apostas"), disse uma porta-voz do laboratório X, por e-mail. A unidade Other Bets já reúne negócios como a unidade de carros autônomos Waymo, a empresa de cibersegurança Chronicle e a empresa de ciências biológicas Verily.

A Alphabet não informou se Loon e Wing geram receita ou lucro, mas a saída do laboratório de inovação sugere que os dois projetos se consolidaram o suficiente para ter pelo menos um plano de negócios claro e um caminho em direção ao lucro. A Alphabet injeta bilhões por ano na unidade Other Bets, que teve um prejuízo operacional de US$ 3,6 bilhões em 2017. A empresa argumenta que os gastos se justificam porque qualquer um dos projetos individuais pode se tornar um grande negócio independente no futuro.

"A Loon e a Wing são dois dos melhores experimentos do laboratório X", disse Astro Teller, chefe do X, em postagem de vídeo. "Hoje, diferentemente de quando começaram como projetos X, Loon e Wing estão muito longe de parecer um delírio."

A Alphabet nomeou os líderes dos projetos Loon e Wing, Alastair Westgarth e James Ryan Burgess, como chefes das novas unidades.