IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

iPhone tem internet mais lenta que aparelhos Samsung e Google

Mark Gurman e Ian King

23/07/2018 13h39

(Bloomberg) — Quem pagou caro pelo iPhone X e por outros smartphones de ponta da Apple esperando contar com as velocidades de internet móvel mais rápidas não vai gostar desses resultados.

Os aparelhos da Apple iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X, que custa US$ 1.000, perdem dos smartphones mais recentes da Samsung Electronics e do Google, pertencente à Alphabet, no quesito velocidade de download, segundo dados da Ookla, uma empresa que oferece o mais popular serviço on-line de medição de velocidade de conexão de internet com o aplicativo e o website Speedtest.

Com dados de internet mais rápidos, os usuários podem carregar websites e começar a assistir filmes mais rapidamente, fazer videochamadas mais nítidas e obter vídeos de melhor qualidade. Em um momento em que os smartphones começam a parecer muito uns com os outros, as fabricantes de aparelhos tentam promover os recursos de hardware. A Samsung tem divulgado o problema enfrentado pela Apple com comerciais que ressaltam as velocidades de internet móvel mais rápidas em sua campanha mais recente de anúncios de TV.

Os dados da Ookla são relevantes porque foram gerados pelos usuários — e não em um laboratório corporativo — e abrangem uma série de condições aleatórias do mundo real que afetam o desempenho, como a distância em relação às torres de telefonia celular e o congestionamento da rede. A Ookla informou que realiza milhões de testes por dia e que efetuou 20 bilhões no total.

É verdade que pode ser difícil para o usuário notar as diferenças entre as velocidades de carregamento de páginas em um telefone. Mas é mais fácil perceber a qualidade do vídeo e os tempos necessários para baixar uma música ou enviar um e-mail. As velocidades da web não são a única métrica importante da velocidade do aparelho. Os principais processadores da Apple, que controlam a velocidade de inicialização de aplicativos, a passagem de páginas em arquivos PDF e o carregamento de jogos, geralmente são considerados os mais rápidos do setor.

"Com as velocidades LTE-Advanced e o chip A11 Bionic, que tem um design personalizado para a Apple e é o mais inteligente e potente de todos os tempos em um smartphone, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X oferecem uma experiência sem fio incrivelmente rápida e capaz de executar com facilidade as tarefas mais exigentes da atualidade", disse uma porta-voz da Apple, em comunicado. "Com até 27 bandas LTE, mais do que qualquer outro smartphone no mundo, esses iPhones oferecem também a melhor cobertura LTE de todo o mundo."

Os dados do teste de velocidade, analisados pela Bloomberg, mostram que os telefones Samsung Galaxy S9 tiveram uma velocidade média de download — com diferentes operadoras dos EUA — de 38,9 megabits por segundo, com base em cerca de 102.000 testes realizados nos últimos três meses. O modelo maior, o S9+, rendeu velocidades de 38,4 Mbps, segundo uma amostra de cerca de 169.000 conexões telefônicas. Na média, o iPhone X baixou dados a 29,7 Mbps com base em 603.000 testes. O iPhone 8 Plus e o iPhone 8 ficaram logo atrás, com velocidades de 29,4 Mbps e 28,6 Mbps, respectivamente.

Repórteres da matéria original: Mark Gurman em San Francisco, mgurman1@bloomberg.net;Ian King em São Francisco, ianking@bloomberg.net