IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple compra startup de visor de realidade aumentada Akonia

Mark Gurman

30/08/2018 11h24

(Bloomberg) -- A Apple adquiriu a Akonia Holographics, uma fabricante de visores para óculos de realidade aumentada criada há seis anos. A fabricante do iPhone avalia uma incursão nesse campo promissor.

A Apple, que busca um produto inovador para suceder ao iPhone, estaria preparando a venda de um headset ou dispositivo de realidade aumentada já para 2020. A tecnologia "HoloMirror", da Akonia, foi desenvolvida para projetar imagens full-color em lentes de vidro transparente de headsets de realidade aumentada, segundo seu website, função que se encaixa nos esforços da gigante americana. A Apple confirmou o acordo, noticiado primeiro pela Reuters, por meio do tipo de comunicado normalmente usado para ratificar aquisições de startups menores.

Enquanto a realidade virtual mergulha o usuário em um mundo digital, a realidade aumentada tem a finalidade de sobrepor elementos visuais e informações ao mundo real -- permitindo, por exemplo, que os usuários analisem detalhes em objetos e edifícios em seu campo de visão, ou que um mecânico verifique instruções para realizar consertos. Afirma-se que esta tecnologia tem um apelo mais amplo para o mercado de massa que a realidade virtual, e o CEO da Apple, Tim Cook, elogiou as perspectivas abertas pela tecnologia em diversas ocasiões.

No entanto, a gigante americana terá que enfrentar uma série de rivais, incluindo Amazon e Google, que também estudam futuras aplicações para essa tecnologia incipiente.