Corretora sueca lança fundo global mais barato do mundo
(Bloomberg) -- Uma corretora de valores on-line da Suécia acaba de lançar o que afirma ser o fundo global mais barato do mundo.
O Avanza Bank cobra uma taxa de administração de 0,05% por seu fundo. O custo anual total para os clientes é de cerca de 0,1% incluindo a taxa anual e os custos de transação. A média entre outros sete provedores nórdicos desses fundos é de 0,3%.
O CEO da empresa, Rikard Josefson, diz que o preço é a única forma de competir no que diz respeito a produtos de investimento genéricos como o Avanza Global e que as empresas que adotaram medidas similares para reduzir as taxas no passado acabaram definindo o padrão do setor.
"Fizemos uma pesquisa com a Morningstar e em nenhum outro lugar do mundo existe um fundo global disponível para todos os clientes que seja tão barato", disse.
"Estamos muito no início, mas o interesse dos clientes tem ido muito além das expectativas", disse.
O Avanza espera que suas taxas ultrabaixas ajudem o banco a aumentar o número de clientes e a atingir suas metas financeiras de longo prazo. Isso inclui ter pelo menos 10% do total de entradas líquidas ao mercado sueco de poupanças e elevar o número de clientes em 30% até 2020, para 1 milhão. No fim de junho, o Avanza contava com 776.400 clientes, 22% a mais do que um ano antes e 168% a mais do que cinco anos antes.
O Avanza tem a expectativa de que seu novo produto, que coloca pelo menos 85% de seus fundos no Amundi Index MSCI World, tornará os "clientes mais ativos e esperamos que os incentive a investir também em nossos outros instrumentos", disse Josefson, em entrevista por telefone.
"Fundo barato, grande volume -- isso significa que sobrará dinheiro para nós também", disse.
O Avanza administrava um total de ativos equivalente a quase US$ 14 bilhões no fim de junho. O banco vem adicionando novos produtos continuamente e no ano passado se uniu ao fundo hipotecário Stabelo para entrar no ramo de financiamento de residências na Suécia.
O Avanza, que está em processo de contratação, planeja lançar mais produtos no segundo semestre do ano, disse Josefson.
"Nossos clientes esperam que as coisas aconteçam, mudem e melhorem", disse Josefson. "Portanto, é muito importante que mantenhamos a relevância e que tenhamos produtos novos e interessantes dos quais falar."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.