IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Netflix deixará público escolher enredo de `Black Mirror':Fontes

Lucas Shaw

01/10/2018 11h28

(Bloomberg) -- A Netflix está prestes a permitir que você decida o final de seu programa favorito.

O serviço de streaming está desenvolvendo uma série de especiais que permitirão que os espectadores escolham o próximo enredo de um episódio de TV ou filme, segundo pessoas a par do assunto. A empresa espera lançar o primeiro desses projetos antes do fim do ano, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque os planos ainda são privados.

Os espectadores poderão escolher seus próprios enredos em um episódio da próxima temporada de "Black Mirror", a série de antologia de ficção científica ganhadora do Emmy. A série é conhecida por explorar as implicações sociais da tecnologia, incluindo um episódio em que os humanos se esforçam para receber notas mais altas de seus pares. A quinta temporada deverá ser lançada em dezembro.

A incursão da empresa em uma programação do tipo "escolha sua aventura" representa uma grande aposta em uma forma incipiente de entretenimento conhecida como TV interativa. Em meio à expansão mundial, a Netflix busca novas formas de atrair clientes. Misturando elementos de videogames com televisão tradicional, a empresa pode criar uma fórmula que poderá ser aplicada a qualquer série.

'Puss in Book'

A Netflix mudou o modelo de negócio da televisão ao entregar os novos episódios de uma temporada de uma vez só -- permitindo que os espectadores assistam séries sob demanda, e não ao vivo. Mas até o momento a empresa pouco mudou a forma de conceber ou produzir os programas. A empresa libera os mesmos sitcoms de 25 minutos, documentários de uma hora e filmes de duas horas das outras redes de TV.

A Netflix já lançou um punhado de episódios de programas animados do tipo "escolha sua aventura" feitos para crianças. Nos dois primeiros minutos de "Puss in Book", o espectador precisa escolher se o felino pugilista luta contra um deus ou contra uma árvore. Depois de assistir a uma versão, o espectador pode voltar e escolher o cenário alternativo.

Videogames

O episódio de "Black Mirror" é o primeiro de uma série de experimentos com programação interativa live-action para a Netflix e o primeiro programa interativo projetado para espectadores adultos. A empresa com sede em Los Gatos, na Califórnia, fechou acordo para pelo menos mais um projeto live-action e está negociando os direitos de outros, disseram as pessoas.

Dois dos projetos são adaptações de videogames, embora a Netflix não tenha planos de começar a lançar jogos de videogame -- diferentemente das especulações recentes.

Esse novo tipo de narrativa pode complicar a produção e o fechamento de negócios. Um filme tradicional tem um roteiro de 100 páginas, mas uma experiência de duas horas precisa ter um roteiro mais longo e uma produção que atenda a todos os cenários. Redatores e produtores ainda estão determinando como as exigências extras afetam suas remunerações, entre outros assuntos.