IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hackers usam IDs furtados da Apple para roubar dinheiro na China

Bloomberg News

11/10/2018 11h38

(Bloomberg) -- O Alipay, da Ant Financial, e a Tencent Holdings alertaram que hackers usaram IDs roubados da Apple para invadir contas de clientes e desviaram uma quantia desconhecida de dinheiro, em uma rara violação de segurança dos maiores provedores de pagamentos digitais da China.

O Alipay, cuja empresa controladora também opera o maior fundo de mercado monetário do mundo, anunciou em seu blog no Weibo que entrou em contato com a Apple e está trabalhando para elucidar a violação. O serviço alertou os usuários que vincularam identidades da Apple a serviços de pagamento como o WePay, da Tencent, a reduzirem os limites de transações para evitar mais perdas. A Tencent informou, em comunicado separado, que também havia notado o ataque virtual e ofereceu ajuda à fabricante do iPhone.

As duas maiores empresas da China recomendaram que os usuários de suas carteiras digitais adotassem medidas para proteger suas contas da Apple, inclusive alterando senhas. Não está claro como os invasores podem ter conseguido os IDs da Apple, que são necessários para usuários do iPhone que compram conteúdo como músicas do iTunes ou da loja de aplicativos. Representantes da Apple não responderam a solicitações e telefonemas em busca de comentários.

"Como a Apple não resolveu o problema, os usuários que vincularam o ID da Apple a qualquer método de pagamento, incluindo Alipay, WePay ou cartões de crédito, podem estar vulneráveis a roubos", informou o Alipay na postagem de blog.

Os serviços de pagamentos digitais se tornaram um alvo tentador para os ladrões virtuais devido à sua popularidade maior em todo o mundo. Segundo estimativa, a Ant Financial, que é controlada pelo bilionário cofundador do Alibaba Jack Ma, processa mais da metade dos US$ 17 trilhões em pagamentos on-line anuais da China. Formalmente conhecida como Zhejiang Ant Small & Micro Financial Services Group, a empresa aproveitou a popularidade do Alipay para se expandir para diversos setores, desde gestão de ativos até seguros, pontuação de crédito e empréstimos. O serviço atende mais de 800 milhões de clientes. O serviço rival de pagamentos da Tencent é componente fundamental do serviço de rede social WeChat, que tem mais de um bilhão de usuários.

Muitos clientes do Alipay e do WePay que também são usuários do iPhone vinculam carteiras digitais a IDs da Apple. Quando os ladrões cibernéticos obtêm o acesso, eles podem transferir dinheiro para contas externas.

"A Tencent está se comunicando ativamente com a Apple para entender melhor como a empresa está resolvendo a situação", disse a operadora do WeChat no comunicado enviado por e-mail.

To contact Bloomberg News staff for this story: Lulu Yilun Chen em Hong Kong, ychen447@bloomberg.net;Gao Yuan em Pequim, ygao199@bloomberg.net