IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alta do preço do minério de ferro é gerada por rivais, diz Vale

R.T. Watson

26/10/2018 16h09

(Bloomberg) -- O presidente da maior produtora de minério de ferro do mundo está aplaudindo as concorrentes por ajudarem a elevar os preços de referência.

As concorrentes da Vale estão de parabéns por priorizarem a produção de material de alta qualidade, segundo o presidente da empresa, Fabio Schvartsman, na quinta-feira. A mudança, juntamente com o estímulo econômico chinês, ajudou a elevar os preços de referência para mais de US$ 75 por tonelada pela primeira vez desde março.

"Nossas concorrentes tomaram a decisão correta de alterar a qualidade do produto oferecido ao mercado", disse Schvartsman, em teleconferência com analistas. "Ou as pessoas estão oferecendo mais produtos de qualidade, se têm, ou estão reduzindo a produção porque o mercado está punindo a baixa qualidade."

A Vale se considera líder absoluta em termos de oferta de minério de alta qualidade com menos impurezas em um momento em que as siderúrgicas chinesas estão seguindo padrões mais rígidos para as emissões. A mineradora com sede no Rio de Janeiro também afirmou que as rivais australianas sofrem o esgotamento de reservas de qualidade cada vez menor. E que isso não mudará tão cedo, segundo Schvartsman.

"Todas as iniciativas das quais ouvimos falar são muito complicadas", disse Schvartsman, em referência aos novos projetos de minério de ferro em andamento. "Há dúvidas claras sobre se esses projetos serão desenvolvidos ou não."