IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carros Tesla já rodaram 1 bilhão de milhas no piloto automático

Dana Hull

29/11/2018 12h57

(Bloomberg) -- A Tesla anunciou que seus veículos elétricos já rodaram 1 bilhão de milhas (1,6 bilhão de quilômetros) usando o recurso de direção assistida Autopilot. É uma marca importante para a montadora, que utiliza os dados coletados no processo para aprimorar seu software e ganhar vantagem competitiva.

A conquista foi informada hoje pelo Twitter. O Autopilot está em todos os automóveis produzidos pela Tesla desde outubro de 2014. O sistema foi projetado para rodovias, mas os veículos estão operando em diversas condições climáticas e vias em diferentes condições. Os dados obtidos com a quilometragem no mundo real alimentam os algoritmos que guiam os carros da marca.

Na corrida em que a linha de chegada é a autonomia plena, nem todas as distâncias são iguais, sendo percorridas de modo parcial ou totalmente autônomo, em simulações ou situações reais, em rodovias ou na complexidade das áreas urbanas. O presidente da empresa, Elon Musk, prometeu uma viagem totalmente autônoma cruzando os EUA, saindo de Los Angeles e chegando em Nova York, mas a data dessa façanha foi adiada várias vezes.

A Tesla alerta que os motoristas precisam manter as mãos no volante e monitorar o sistema o tempo todo. Ainda assim, o Autopilot é investigado por órgãos reguladores e grupos de defesa do consumidor, especialmente após um acidente fatal ocorrido em março. Em maio, Musk descartou a ideia de que usuários do Autopilot que se envolveram em acidentes pensavam que o sistema era capaz de dirigir de modo totalmente independente.