IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exxon usará energias renováveis para produzir petróleo no Texas

Christopher Martin e Kevin Crowley

29/11/2018 15h22

(Bloomberg) -- A Exxon Mobil usará energia renovável para produzir petróleo no oeste do Texas, nos EUA.

Por meio de acordos de 12 anos com a dinamarquesa Orsted, a Exxon comprará 500 megawatts de energias eólica e solar da Bacia de Permian, o campo de petróleo de mais rápido crescimento dos EUA. Este é o maior contrato de energia renovável da história assinado por uma petroleira, segundo a Bloomberg NEF. Os termos não foram revelados.

"Será interessante ver como as outras grandes petroleiras responderão", disse Kyle Harrison, analista da BNEF. "Não há precedentes de uma aquisição como essa."

A Exxon, que foi processada por investidores que alegaram que a empresa minimizou os riscos do aquecimento global, está se voltando para a energia limpa no momento em que esta se torna barata o suficiente para competir com os combustíveis fósseis. Parques eólicos e solares estão sendo construídos em uma região em que a demanda por eletricidade está aumentando em meio ao crescimento da produção de petróleo.

"Avaliamos com frequência oportunidades de diversificar nossa oferta de energia e garantir custos competitivos", disse Julie King, porta-voz da petroleira com sede em Irving, no Texas, por e-mail. A empresa nega ter enganado os investidores em relação às mudanças climáticas.

A expansão da produção na Bacia de Permian está ajudando a Exxon a compensar a queda da produção em outras partes do mundo. Mas a produção na região tem crescido tão rapidamente que a infraestrutura, incluindo dutos e usinas de energia, não tem conseguido acompanhar o ritmo.

Uma área de Permian, chamada Bacia de Delaware, consumiu o equivalente a 350 megawatts neste verão (Hemisfério Norte), o triplo da carga de 2015. O total é suficiente para abastecer cerca de 280.000 residências nos EUA. As provedoras afirmam que a demanda provavelmente triplicará novamente a partir de 2022.

Metade da energia que a Exxon comprará virá do parque eólico Sage Draw, que a Orsted planeja terminar de construir em 2020, segundo um slide de uma apresentação a investidores realizada na quarta-feira. O restante virá do parque Permian Solar, que deve ser concluído em 2021.

Em agosto, a Exxon informou que buscava energia renovável por meio de contratos de longo prazo com um grupo de possíveis desenvolvedores.

Repórteres da matéria original: Christopher Martin em N York, cmartin11@bloomberg.net;Kevin Crowley em Johannesburg, kcrowley1@bloomberg.net