IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior fabricante de escavadeiras alerta sobre queda da demanda

Masumi Suga e Kiyotaka Matsuda

26/12/2018 12h59

(Bloomberg) -- A demanda global por escavadeiras deve desacelerar porque a turbulência financeira desencadeada pela briga comercial entre os EUA e a China e a incerteza econômica estão afetando a demanda, de acordo com a maior fabricante das escavadeiras gigantes que são usadas na mineração.

O crescimento na América do Norte e na Índia pode não conseguir compensar novas quedas na Europa Ocidental, no Oriente Médio e na África, segundo o diretor financeiro da Hitachi Construction Machinery, Tetsuo Katsurayama. A demanda no ano fiscal que começa em 1º de abril de 2019 provavelmente diminuirá ou permanecerá estável depois de três anos de crescimento, disse ele.

Os preços das commodities caíram em 2018, quando as tensões comerciais entre os EUA e a China intensificaram as preocupações com a desaceleração do crescimento global. Ao analisar 2019, os mercados veem que a desavença continua sem solução, as negociações do Brexit se estenderão até o novo ano, o estímulo fiscal dos EUA pode começar a diminuir, a extensão dos aumentos dos juros do Federal Reserve ainda não está clara e a perspectiva econômica da China é incerta.

"Não há dúvida de que as situações financeiras vão diminuir o apetite pelo investimento" em equipamentos de construção e mineração, disse Katsurayama em uma entrevista em Tóquio. "Não podemos nos desvincular dos mercados financeiros."

As ações da Hitachi Construction perderam 40 por cento neste ano, e sua rival japonesa Komatsu caiu 44 por cento. A Caterpillar, que é a maior fabricante mundial de equipamentos de mineração e construção e também um termômetro econômico, caiu 26 por cento.

Globalmente, 229.000 escavadeiras serão necessárias no ano fiscal que termina em 31 de março de 2019, um aumento de 4 por cento em relação ao ano anterior que quase equivale ao pico de 2010, estima a Hitachi Construction Machinery. No ano seguinte, a demanda provavelmente não cairá "substancialmente" abaixo de 200.000 unidades, mesmo que a demanda enfraqueça, disse Katsurayama.

O mercado de equipamentos de mineração provavelmente conservará seus ganhos à medida que os clientes substituírem as máquinas, disse Katsurayama. A Hitachi é a maior fabricante de escavadeiras de mineração ultra-grandes e também fabrica escavadeiras usadas na indústria da construção.

Repórteres da matéria original: Masumi Suga em Tóquio, msuga@bloomberg.net;Kiyotaka Matsuda em Tóquio, kmatsuda@bloomberg.net