IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesla nomeia fundador da Oracle e executiva de RH para conselho

Dana Hull e Gabrielle Coppola

28/12/2018 15h24

(Bloomberg) -- A Tesla nomeou Larry Ellison e Kathleen Wilson-Thompson para seu conselho, escolhendo assim um controverso executivo do Vale do Silício e uma respeitada especialista em recursos humanos para mostrar aos reguladores que está dando mais supervisão a Elon Musk .

Ellison, co-fundador da Oracle, e Wilson-Thompson, chefe global de recursos humanos da Walgreens Boots Alliance, juntam-se ao conselho após a Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) ordenar maior supervisão depois que Musk afirmou em agosto ter recursos e o apoio dos investidores para um fechamento de capital. O CEO renunciou ao cargo de presidente do conselho em novembro, e tanto ele como a empresa concordaram em pagar US$ 20 milhões em multas.

Com Ellison, Musk acrescenta mais um titã da tecnologia, elogiado por suas realizações de negócios, mas não sem suas próprias controvérsias de governança corporativa. O bilionário de 74 anos sofreu ataque dos acionistas da Oracle por pacotes de remunerações excessivas enquanto dirigia a empresa. Ellison também defendeu publicamente Musk depois que seus tuítes sobre o fechamento de capital da Tesla o colocaram em dificuldades com a SEC.

O regulador dos EUA puniu a Tesla e Musk alegando que ele cometeu fraude ao tuitar que tinha "financiamento garantido" para fechar o capital da empresa a US$ 420 por ação. A SEC disse que essa e outras afirmações feitas pelo CEO em 7 de agosto eram falsas e enganosas e impactaram as ações da Tesla.

Musk e Tesla chegaram a um acordo com a SEC em 29 de setembro. O regulador havia dado à companhia 90 dias para tomar medidas de governança corporativa.

--Com a colaboração de Gerrit De Vynck.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Marisa Castellani, mcastellani7@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Dana Hull em São Francisco, dhull12@bloomberg.net;Gabrielle Coppola em N York, gcoppola@bloomberg.net