New York Times aposta que mais pessoas querem notícias por áudio
(Bloomberg) -- O New York Times está se expandindo ainda mais no formato áudio com cinco novas ofertas para alto-falantes da Amazon, incluindo uma versão mais curta de seu famoso podcast "The Daily".
Desde a última sexta-feira, o "The Daily" passou a produzir um resumo de notícias nos dias de semana para o Amazon Echo, um alto-falante ativado por voz com uma assistente integrada chamada Alexa. O resumo de notícias gratuito é patrocinado pela fabricante de veículos Audi e é lido pelo apresentador Michael Barbaro.
O jornal de 167 anos quer depender menos do formato impresso e busca novas formas de distribuição digital. Os novos programas também permitem que a empresa capitalize as vendas crescentes de alto-falantes inteligentes -- aparelhos como Google Home e Apple HomePod. Na semana retrasada, a Amazon informou que vendeu mais de 100 milhões de produtos com a assistente Alexa embutida.
O podcast "The Daily" faz um mergulho profundo em um tópico noticioso específico e geralmente dura cerca de 20 minutos. O novo resumo de notícias, em contrapartida, será de apenas três minutos. Os proprietários dos alto-falantes da Amazon podem iniciá-lo dizendo "Alexa, enable the New York Times briefing" ("Alexa, habilite o briefing do New York Times").
"A ideia é que seja um breve resumo das notícias que é preciso saber a cada manhã", disse o editor de voz do Times, Dan Sanchez, em entrevista.
Lembrete no jornal
Uma desvantagem é que é difícil descobrir novos recursos sem uma tela. Para compensar, a edição impressa do New York Times de domingo incluirá lembretes para que os leitores que têm alto-falantes da Amazon ouçam mais a respeito de música pop, livros e viagens. O Times planeja também lançar um questionário interativo de notícias todas as sextas-feiras com perguntas de múltipla escolha.
O segmento de áudio sob demanda está evoluindo com podcasts de diferentes durações que se encaixam no dia a dia -- no tempo que leva para chegar ao trabalho ou escovar os dentes. Enquanto algumas pessoas usam alto-falantes inteligentes para receber rapidamente informações sobre o clima ou notícias, outras querem ouvir músicas ou podcasts de uma hora. Algumas também os usam para responder a questionários e jogos de conhecimento geral interativos.
O Times está indo mais fundo em um cenário disputado. Várias grandes empresas de mídia, como a CNN, da AT&T, a Associated Press e o Washington Post, produzem resumos rápidos para a Alexa. Mas o "The Daily" provou ser um ativo valioso para o Times. O podcast gerou mais de US$ 10 milhões em receitas de publicidade no ano passado, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
'Habilidade' da Audi
O Times e a Audi, que pertence à gigante automotiva alemã Volkswagen, preferiram não divulgar as condições da parceria publicitária, que funcionará durante a maior parte de fevereiro.
Pela primeira vez, a Audi também desenvolveu sua própria "habilidade" para alto-falantes da Amazon em colaboração com a T Brand Studio, do Times, que produz conteúdo para anunciantes. A Alexa responderá perguntas a respeito dos novos veículos elétricos da Audi.
A fabricante considera que a interatividade por voz é um novo modo de chegar aos consumidores por meio da publicidade.
"Estamos interessados em saber aonde isso nos levará", disse Loren Angelo, vice-presidente de marketing da Audi nos EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.