IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UPS desafia pessimismo com serviço de exportações aos sábados

Thomas Black

14/01/2019 14h41

(Bloomberg) -- A United Parcel Service começou a processar carregamentos para exportação aos sábados para ajudar as empresas de varejo dos EUA a ganhar um dia nas entregas do comércio eletrônico no exterior em um momento em que as tensões comerciais ameaçam enfraquecer a demanda internacional.

A medida faz parte da estratégia do serviço de correio para aumentar os lucros conquistando mais negócios de empresas menores. A expansão do serviço aos sábados, antes limitado às retiradas, para os pacotes internacionais ajudará os vendedores a fazerem as exportações funcionarem durante seis dias por semana e oferecer entregas urgentes no fim de semana.

"Um dia faz uma grande diferença quando se trata da decisão dos clientes do exterior de efetuar um pedido", disse Nando Cesarone, presidente da UPS International. "Estamos vendo oportunidades significativas para que empresas americanas, especialmente varejistas on-line de pequeno e médio portes, exportem seus produtos de qualidade para mercados internacionais de alto crescimento."

Há bastante espaço para as empresas americanas expandirem as exportações, informou a UPS, citando relatório da Administração de Pequenas Empresas dos EUA que mostrou que menos de 1 por cento dos 30 milhões de empresas americanas gera receitas com exportação. Dessas empresas, 58 por cento exportam só para um país.

"Estamos tentando inspirar esses clientes menores a realmente fazerem negócios fora dos EUA", disse Cesarone.

O foco em serviços para pequenas empresas e de clientes do ramo de saúde é uma forma pela qual a UPS pode melhorar as margens de lucro, disse David Abney, CEO da UPS, em reunião com analistas, em setembro.

Impacto no comércio

A guerra comercial latente entre a China e os EUA -- as duas maiores economias do mundo -- está pressionando os exportadores americanos porque começa a afetar as expectativas de crescimento global. A economia mundial deverá desacelerar para 3,5 por cento neste ano e para 3,3 por cento em 2020 após uma expansão de 3,7 por cento em 2018, segundo pesquisa da Bloomberg com economistas.

A UPS passou a oferecer entregas aos sábados nos EUA em 2017 para fazer frente ao rápido aumento dos carregamentos gerados pelo comércio eletrônico. Uma nova classe de motoristas que trabalharia nos fins de semana, com contratos de trabalho de cinco anos que foram ratificados em outubro, dá à UPS mais flexibilidade se decidir começar a oferecer o serviço também aos domingos.