Heathrow continua como aeroporto mais movimentado da Europa
(Bloomberg) -- O aeroporto londrino de Heathrow manteve o status de hub mais movimentado da Europa no ano passado e um grupo de quatro adversários disputou quase ombro a ombro o segundo lugar, segundo dados compilados pela Bloomberg.
O Aeroporto Sheremetyevo, de Moscou, se juntou ao top 10 regional e ultrapassou o Aeroporto Fiumicino, de Roma, impulsionado pela onda de fãs de futebol que foram à Copa do Mundo. Munique ultrapassou o Aeroporto Gatwick, de Londres, deixado para trás por ter uma única pista.
Heathrow permanece com quase 8 milhões de passageiros à frente do Aeroporto Charles de Gaulle, de Paris, depois que as empresas aéreas começaram a usar jatos maiores para maximizar os retornos das duas pistas movimentadas do hub britânico.
O aeroporto francês, o Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, Frankfurt --que se recupera da perda da Air Berlin, em 2016, com o maior crescimento em 23 anos-- e o Aeroporto Ataturk, de Istambul, estão separados por apenas 4 milhões de clientes.
Um novo aeroporto em Istambul, projetado para transportar 90 milhões de passageiros por ano até 2020, aumentará o número de voos a partir de março e pode representar a maior ameaça ao Heathrow, que só se beneficiará de uma terceira pista em 2025, a um custo de US$ 22 bilhões.
O hub britânico fechou por uma hora, em 8 de janeiro, em meio a avistamentos de drones perto de suas pistas e Gatwick sofreu uma paralisação mais extensa antes do Natal.
A Copa do Mundo, que começou em meados de junho e durou um mês, levou mais de 5 milhões de visitantes à Rússia, segundo a agência de notícias Tass, e mais da metade viajou via Moscou. A capital espanhola, Madri, registrou o segundo maior crescimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.