IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Heathrow continua como aeroporto mais movimentado da Europa

 O Aeroporto Internacional de Londres-Heathrow, na Inglaterra - Warren Rohner/Wikimedia Commons/Wikipedia
O Aeroporto Internacional de Londres-Heathrow, na Inglaterra Imagem: Warren Rohner/Wikimedia Commons/Wikipedia

Richard Weiss

17/01/2019 11h55

(Bloomberg) -- O aeroporto londrino de Heathrow manteve o status de hub mais movimentado da Europa no ano passado e um grupo de quatro adversários disputou quase ombro a ombro o segundo lugar, segundo dados compilados pela Bloomberg.

O Aeroporto Sheremetyevo, de Moscou, se juntou ao top 10 regional e ultrapassou o Aeroporto Fiumicino, de Roma, impulsionado pela onda de fãs de futebol que foram à Copa do Mundo. Munique ultrapassou o Aeroporto Gatwick, de Londres, deixado para trás por ter uma única pista.

Heathrow permanece com quase 8 milhões de passageiros à frente do Aeroporto Charles de Gaulle, de Paris, depois que as empresas aéreas começaram a usar jatos maiores para maximizar os retornos das duas pistas movimentadas do hub britânico.

O aeroporto francês, o Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, Frankfurt --que se recupera da perda da Air Berlin, em 2016, com o maior crescimento em 23 anos-- e o Aeroporto Ataturk, de Istambul, estão separados por apenas 4 milhões de clientes.

Um novo aeroporto em Istambul, projetado para transportar 90 milhões de passageiros por ano até 2020, aumentará o número de voos a partir de março e pode representar a maior ameaça ao Heathrow, que só se beneficiará de uma terceira pista em 2025, a um custo de US$ 22 bilhões.

O hub britânico fechou por uma hora, em 8 de janeiro, em meio a avistamentos de drones perto de suas pistas e Gatwick sofreu uma paralisação mais extensa antes do Natal.

A Copa do Mundo, que começou em meados de junho e durou um mês, levou mais de 5 milhões de visitantes à Rússia, segundo a agência de notícias Tass, e mais da metade viajou via Moscou. A capital espanhola, Madri, registrou o segundo maior crescimento.

Mais Economia