IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Samarco revela conversas de reestruturação após acidente da Vale

Pablo Gonzalez

29/01/2019 13h13

(Bloomberg) -- Samarco Mineração, que causou uma catástrofe ambiental em 2015, revelou que tem estado em negociações avançadas de reestruturação da dívida alguns dias depois de a coproprietária Vale ter sofrido uma ruptura de barragem semelhante que matou pelo menos 65 pessoas.

A joint venture pertencente à Vale e BHP chegou a um acordo preliminar com os credores para reestruturar sua dívida emitindo novas notas, segundo documentos da Samarco divulgado na noite de segunda-feira. Os títulos da Samarco despencaram desde 25 de janeiro sob a preocupação de que o mais recente desastre de mineração no Brasil atrase ou até atrapalhe o reinício da própria empresa.

"As negociações podem ou não continuar", disse a empresa em comunicado em seu site, que detalha as idas e vindas entre as partes envolvidas.

A Samarco celebrou acordos de confidencialidade em 27 de novembro com alguns credores no âmbito de determinados contratos de pré-pagamento de exportação, com titulares de títulos 4,125% com vencimento em 2022, Notas 5,750% com vencimento em 2023 e/ou Notas 5,375%, com vencimento em 2024. O preço do título 2022 da Samarco caiu para 53 centavos de dólar na segunda-feira, de 75 centavos antes do segundo acidente da Vale, na sexta-feira.

Detalhes completos

A dívida da empresa, incluindo capital e juros, totalizou US$ 6 bilhões em outubro, segundo os documentos. Além dos detentotes de títulos, bancos incluindo Bank of America, Mizuho Financial e HSBC possuem empréstimos de quase US $ 1 bilhão. JPMorgan Chase e Clifford Chance LLP aparecem dando assessoria financeira e jurídica à empresa, enquanto Houlihan Lokey, FTI Consulting, Deco e Sidley Austin aconselham os credores.

As partes, que trocaram propostas escritas e contra-propostas, não chegaram a um acordo em relação a uma reestruturação consensual. Nenhuma outra negociação está atualmente programada. Embora as negociações entre a Companhia e os Credores Participantes possam continuar no futuro, não há garantia de que as negociações continuarão, diz comunicado. Nas negociações, os credores exigiram que recebessem qualquer quantia em dinheiro superior a US$ 150 milhões ao final de cada trimestre.

De acordo com os documentos mais recentes datados de 9 de janeiro, os credores concordariam em troca seus empréstimos e títulos para novos títulos com vencimento em 2024, 2025 e 2033. A mina da Samarco está fechada desde o final de 2015, quando uma de suas barragens se rompeu, matando 19 pessoas e poluindo as hidrovias. Os custos de limpeza pagos pelos co-proprietários Vale e BHP chegaram a bilhões de dólares.

--Com a colaboração de R.T. Watson.