IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova Jersey pressiona fundo dono de editora que brigou com Bezos

Gerry Smith e Elise Young

13/02/2019 13h13

(Bloomberg) -- As autoridades de Nova Jersey têm algumas perguntas para o fundo de hedge local que é dono da editora do tabloide National Enquirer, envolvido no escândalo de chantagem a Jeff Bezos, da Amazon.

O estado busca garantias de que o fundo, Chatham Asset Management, está investindo em empresas que "cumprem todas as leis aplicáveis". A Divisão de Investimentos do estado (DOI, na sigla em inglês) investiu em dois fundos administrados pela firma, que é sócia majoritária da American Media Inc. (AMI), que edita o Enquirer.

O estado entrou em contato com o Chatham após uma bombástica postagem de blog de Bezos, que acusou a AMI de tentar chantageá-lo com fotos dele com uma mulher que não era sua esposa. O bilionário da tecnologia sugeriu também que a empresa poderia estar agindo em nome do presidente dos EUA, Donald Trump, e indagou se não era motivada pela cobertura do jornal Washington Post, pertencente a Bezos, sobre a Arábia Saudita.

"Após tomar conhecimento de reportagens na imprensa que acusam a AMI de práticas empresariais questionáveis, o DOI entrou em contato com o Chatham para lembrá-lo de sua responsabilidade como fiduciário dos parceiros limitados dos fundos", disse Jennifer Sciortino, porta-voz do Departamento do Tesouro de Nova Jersey, por e-mail.

Elkan Abramowitz, advogado do presidente do conselho da AMI, David Pecker, negou que tenha havido chantagem, extorsão ou motivação política na briga entre o tabloide e Bezos. O Chatham, por sua vez, afirmou que não tem nenhum envolvimento com o processo editorial e com as decisões corporativas do dia a dia da empresa.

O Chatham tem sede na cidade com esse mesmo nome, que fica em Nova Jersey. A empresa investiu em muitas companhias, entre elas a American Media, "com retornos favoráveis", disse Sciortino. Mas a agência estadual "espera que o Chatham tome todas as medidas necessárias para proteger seus investidores de riscos indevidos".

Repórteres da matéria original: Gerry Smith em N York, gsmith233@bloomberg.net;Elise Young em Trenton, eyoung30@bloomberg.net