Em meio à guerra comercial, Soros reduz participação na ADM
(Bloomberg) -- O bilionário George Soros reduziu em mais da metade sua participação na Archer-Daniels-Midland, em um momento em que a gigante agrícola enfrenta lentidão nos mercados de commodities devido à guerra comercial entre EUA e China.
A Soros Fund Management detinha 325.000 ações da ADM no final do ano passado, segundo documentação apresentada na quinta-feira. No fim do terceiro trimestre, a gestora tinha 720.000 ações da empresa, que é uma das maiores produtoras de biocombustível dos EUA.
No quarto trimestre, a ADM teve lucro abaixo das estimativas dos analistas pela primeira vez em mais de um ano. O resultado decepcionou porque a falta de compradores chineses ampliou o excesso de oferta de etanol. O preço das ações teve pouca variação no último ano.
A decisão de Soros veio à tona no mesmo dia em que saíram diversas notícias mostrando agravamento da situação da agricultura nos EUA. A guerra comercial prejudica a demanda por diversos itens ? da soja às nectarinas ? depois que a China impôs tarifas de retaliação sobre produtos americanos.
O etanol feito de milho tem sido particularmente afetado. Todd Becker, presidente da fabricante de biocombustível Green Plains, estima que seu setor queimou aproximadamente US$ 1 bilhão em caixa para suportar as dificuldades de 2018.
A China impôs alíquota de 70 por cento sobre o combustível americano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.