Dona da Godiva vende ativos para ajudar na reestruturação
(Bloomberg) -- A proprietária turca dos chocolates Godiva e dos biscoitos McVitie abandonou o caminho das aquisições.
Após anos de expansão global, a Yildiz Holding está acelerando a venda de ativos para se concentrar em seu negócio principal e dar suporte ao maior acordo de reestruturação de empréstimos da Turquia, fechado com os credores no ano passado.
A produtora de alimentos com sede em Istambul planeja buscar parceiros em unidades como a Godiva, no Japão, e em alguns outros mercados asiáticos, além de abandonar ativos não essenciais, como seus negócios de mineração e tijolos. O objetivo final da empresa é se tornar líder no fornecimento de lanches e chocolates nos mercados escolhidos, segundo Nurtac Ziyal Afridi, diretora global de estratégia e de fusões e aquisições da empresa.
O grupo adquiriu a Godiva, a United Biscuits Holdings e a DeMet's Candy Company na última década como parte de uma campanha de expansão que a transformou na maior investidora internacional da Turquia. As centenas de empréstimos tomados pela Yildiz para respaldar esse crescimento foram reestruturadas no ano passado em um acordo de US$ 6,5 bilhões com mais de uma dúzia de credores que exigiam enxugamento.
"Queremos vender ativos que estão fora de nosso foco global para os negócios", disse Afridi, em entrevista, na quinta-feira. "Os recursos obtidos com a venda de participações em ativos asiáticos irão para o pagamento da dívida da Yildiz Holding e também ajudarão na expansão da Godiva em outros mercados."
A Yildiz Holding contratou o Morgan Stanley no ano passado para administrar a venda da participação nos negócios da Godiva no Japão. Pessoas com conhecimento do processo haviam afirmado que a empresa poderia conseguir até US$ 1,5 bilhão. Com a expectativa de concluir a venda no fim do mês, Afridi disse que as negociações com o comprador não identificado determinarão quais países serão adicionados à venda.
A unidade de private equity do grupo, Gozde Girisim Sermayesi Yatirim Ortakligi, financiada pela Franklin Resources, também está vendendo ativos. A empresa fechou acordo de exclusividade com a RHI Magnesita, que tem sede em Viena, para vender sua unidade de mineração e fabricação de tijolos Kumas Manyezit Sanayi, informou a empresa na sexta-feira, após a entrevista com Afridi.
"Vamos fechar duas ou três vendas de ativos do portfólio neste ano, porque estamos recebendo suporte de consultoria e avaliação da Franklin Templeton para os ativos da Gozde", disse Afridi. A Kumas está entre as vendas planejadas para 2019, disse ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.