IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Barrick Gold confirma estudo de oferta por mineradora Newmont

Ed Hammond, Scott Deveau, Dinesh Nair e Danielle Bochove

22/02/2019 11h58

(Bloomberg) -- A Barrick Gold, segunda maior produtora de ouro do mundo, estudou uma oferta pela Newmont Mining em um momento em que a gigante canadense da mineração busca formas de ampliar a produção.

A Barrick analisou a oportunidade de fusão que envolveria todas as ações, mas nenhuma decisão foi tomada. Uma possibilidade estudada pela Barrick envolveria uma aliança com um parceiro, como a Newcrest Mining, para apresentar uma oferta pela Newmont, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A Newmont, que tem sede em Greenwood Village, Colorado, EUA, tem um valor de mercado de quase US$ 19 bilhões.

Em 2014, a Barrick e a Newmont chegaram perto de uma fusão, mas as negociações foram interrompidas no último minuto por divergências em relação aos termos do acordo. Em separado, a Barrick e a Newmont também discutiram anteriormente uma joint venture de suas operações em Nevada, EUA, segundo as pessoas.

Conversas anteriores

A Newcrest também travou conversas sobre transações com a Barrick, a Goldcorp e a Nevsun Resources nos últimos 12 meses, mas as mineradoras optaram por outros negócios, disseram as pessoas.

Representantes da Barrick, da Newcrest e da Newmont preferiram não comentar. Representantes da Goldcorp e da Nevsun não deram retorno imediato a telefonemas realizados fora do horário comercial para comentar o assunto.

A consolidação do setor de ouro provavelmente será um dos principais assuntos quando os executivos do setor se reunirem, na semana que vem, na Global Metals & Mining Conference, da BMO Capital Markets, em Hollywood, Flórida, EUA.

--Com a colaboração de Nabila Ahmed, Aaron Kirchfeld, Ruth David e David Stringer.

Repórteres da matéria original: Ed Hammond em New York, ehammond12@bloomberg.net;Scott Deveau em Toronto, sdeveau2@bloomberg.net;Dinesh Nair em Londres, dnair5@bloomberg.net;Danielle Bochove em Toronto, dbochove1@bloomberg.net