Barrick Gold confirma estudo de oferta por mineradora Newmont
(Bloomberg) -- A Barrick Gold, segunda maior produtora de ouro do mundo, estudou uma oferta pela Newmont Mining em um momento em que a gigante canadense da mineração busca formas de ampliar a produção.
A Barrick analisou a oportunidade de fusão que envolveria todas as ações, mas nenhuma decisão foi tomada. Uma possibilidade estudada pela Barrick envolveria uma aliança com um parceiro, como a Newcrest Mining, para apresentar uma oferta pela Newmont, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
A Newmont, que tem sede em Greenwood Village, Colorado, EUA, tem um valor de mercado de quase US$ 19 bilhões.
Em 2014, a Barrick e a Newmont chegaram perto de uma fusão, mas as negociações foram interrompidas no último minuto por divergências em relação aos termos do acordo. Em separado, a Barrick e a Newmont também discutiram anteriormente uma joint venture de suas operações em Nevada, EUA, segundo as pessoas.
Conversas anteriores
A Newcrest também travou conversas sobre transações com a Barrick, a Goldcorp e a Nevsun Resources nos últimos 12 meses, mas as mineradoras optaram por outros negócios, disseram as pessoas.
Representantes da Barrick, da Newcrest e da Newmont preferiram não comentar. Representantes da Goldcorp e da Nevsun não deram retorno imediato a telefonemas realizados fora do horário comercial para comentar o assunto.
A consolidação do setor de ouro provavelmente será um dos principais assuntos quando os executivos do setor se reunirem, na semana que vem, na Global Metals & Mining Conference, da BMO Capital Markets, em Hollywood, Flórida, EUA.
--Com a colaboração de Nabila Ahmed, Aaron Kirchfeld, Ruth David e David Stringer.
Repórteres da matéria original: Ed Hammond em New York, ehammond12@bloomberg.net;Scott Deveau em Toronto, sdeveau2@bloomberg.net;Dinesh Nair em Londres, dnair5@bloomberg.net;Danielle Bochove em Toronto, dbochove1@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.