PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Suíça corta entusiasmo de fãs da cannabis com taxa de 25%

Hugo Miller

13/03/2019 13h06

(Bloomberg) -- Um tribunal da Suíça cortou o entusiasmo dos amantes da cannabis do país alpino.

A venda de flores de cannabis será taxada em 25 por cento no país, mesma alíquota atualmente aplicada ao tabaco, porque os botões florais da droga são fumados de forma similar aos cigarros, afirmou o Tribunal Administrativo Federal da Suíça em decisão de 11 de março.

Em um momento em que a descriminalização da maconha se torna mais comum na Europa e na América do Norte, a decisão suíça pode ser um teste interessante para a maneira de os governos taxarem os produtos baseados em maconha. A cannabis com menos de 1 por cento de tetraidrocanabinol, ou THC, o elemento químico psicoativo que provoca o efeito característico, é amplamente disponibilizada em tabacarias na Suíça desde 2017. A posse de até 10 gramas da variedade mais potente rende multa de 100 francos suíços (US$ 99).

As tentativas de comerciantes e fabricantes de convencer os tribunais suíços a cobrar a taxa de 12 por cento imposta a outros produtos de tabaco foram rejeitadas pelo tribunal, informou. Na prática, a taxa aplicada à flor da cannabis será de 38 francos por quilo e de 25 por cento do preço de varejo, segundo o tribunal.

A decisão ainda pode ser apelada no Supremo Tribunal da Suíça.