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Burger King é criticado após uso de hashi em anúncio

Leslie Patton e Jeff Green

09/04/2019 15h00

(Bloomberg) -- O Burger King é a mais recente marca a despertar críticas nas mídias sociais com um anúncio mostrando clientes lutando para comer comida ocidental com hashi.

A cadeia de fast-food mostrou um vídeo no qual clientes tentavam comer seu novo "Vietnamese Sweet Chilli Tendercrisp Burger" com um grande hashi vermelho. Usuários da mídia social dizem que o anúncio, que foi postado no Instagram, é culturalmente insensível e reproduz estereótipos e ainda incluía uma legenda dizendo: "Leve seu paladar até Ho Chi Minh".

O anúncio foi posteriormente retirado do ar, e o Burger King emitiu um pedido de desculpas, dizendo que era "insensível e não reflete os valores da nossa marca em relação à diversidade e à inclusão".

"Pedimos ao nosso franqueado na Nova Zelândia para remover o anúncio imediatamente", disse a empresa, de propriedade da Restaurant Brands International, em um comunicado. Embora o anúncio tenha sido excluído da conta do Instagram do Burger King na Nova Zelândia, os tweets mostrando o conteúdo original viralizaram, atraindo mais de 2,7 milhões de visualizações.

No final do ano passado, a marca de luxo Dolce & Gabbana cometeu um erro semelhante. O erro que fez com que os sites chineses de e-commerce parassem de vender os produtos da empresa.

Um passo em falso é potencialmente prejudicial, considerando os grandes planos de crescimento do Burger King na Ásia, especialmente na China, onde a lanchonete abriu cerca de 100 novos restaurantes no ano passado chegando a aproximadamente 1.000 lojas locais. Em fevereiro, a Restaurant Brands abriu seu primeiro café Tim Hortons na China, e disse que pretende abrir mais de 1.500 no país na próxima década.

As empresas estão cometendo mais erros com os anúncios já que assumem riscos para atingir consumidores cada vez mais distraídos e bombardeados com conteúdo, de acordo com Brent McGoldrick, diretor administrativo sênior de comunicações estratégicas da FTI Consulting.

Repórteres da matéria original: Leslie Patton em Chicago, lpatton5@bloomberg.net;Jeff Green em Michigan, jgreen16@bloomberg.net