IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acordo China Three Gorges-EDP esfria otimismo em mercado de M&A

Bloomberg News

15/04/2019 11h50

(Bloomberg) -- Quando a China Three Gorges ofereceu mais de US$ 10 bilhões no ano passado para assumir o controle da maior concessionária de energia de Portugal, bancos de investimento se animaram diante da perspectiva de um novo fluxo de aquisições da China no exterior.

Foi apenas o terceiro meganegócio fora da China desde os dias de glória de 2016, quando foram anunciados US$ 239 bilhões em aquisições em outros países. O fato de a EDP-Energias de Portugal estar na mira da Three Gorges, uma empresa estatal, foi visto como um sinal de que Pequim estaria interessada em negócios estratégicos específicos enquanto comandava aquisições sem grande impacto de empresas inexperientes.

Um ano depois, a situação não parece tão cor-de-rosa. A Three Gorges planeja reduzir a oferta pela EDP e avalia negócios alternativos de menor porte em meio a preocupações com obstáculos políticos e valor da empresa, pessoas com conhecimento do assunto disseram na semana passada. Também não ajudou o fato de o governo chinês ter mudado o comando da Three Gorges enquanto as negociações estavam em andamento.

O passo atrás pode desanimar ainda mais o mercado quando bancos de investimento da região já sentem o impacto do menor número de transações. O número de aquisições por empresas da Ásia-Pacífico caiu 30% este ano, enquanto a captação de fundos por meio de ofertas de ações nas bolsas da região encolheu 48%, para o menor nível em uma década, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A Three Gorges agora estaria de olho em potenciais negócios que enfrentariam menos oposição de agências reguladoras, ao mesmo tempo em que continuaria a aumentar sua exposição às operações internacionais da EDP, disseram as pessoas. Investimentos ou joint ventures envolvendo ativos brasileiros da EDP estão entre as possibilidades consideradas, segundo as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque os planos são confidenciais.

Com uma transação de menor porte, a Three Gorges poderia desistir da oferta total de aquisição, mas, ainda assim, incorporar alguns ativos, amenizando críticas sobre uma possível tentativa fracassada de acordo. Representantes da Three Gorges e EDP não quiseram comentar.

O aumento do escrutínio político e regulatório sobre investimentos chineses nos Estados Unidos, bem como uma prolongada guerra comercial, contribuíram para o atraso do acordo, informou a Bloomberg News em novembro. Autoridades europeias também podem questionar a crescente influência da China sobre geradoras e redes de eletricidade de Portugal, disseram pessoas com conhecimento do assunto na época.

O gatilho para o colapso final da oferta original da Three Gorges pode ser disparado na semana que vem. A comissão de valores mobiliários de Portugal disse na sexta-feira que a oferta pode ser cancelada caso a assembleia anual de acionistas da EDP, marcada para 24 de abril, rejeite uma proposta para eliminar o teto para o direito a voto, uma condição exigida pela Three Gorges.

--Com a colaboração de Joao Lima, Dinesh Nair e Aibing Guo.

To contact Bloomberg News staff for this story: Manuel Baigorri em Hong Kong, mbaigorri@bloomberg.net;Vinicy Chan em Hong Kong, vchan91@bloomberg.net;Steven Yang em Beijing, kyang74@bloomberg.net;Rodrigo Orihuela em Madri, rorihuela@bloomberg.net;Ruth David em London, rdavid9@bloomberg.net