Heineken e AB Inbev travam batalha sobre tecnologia de barril
(Bloomberg) -- Em um mercado em que consumidores norte-americanos buscam mais qualidade do que quantidade em suas cervejas, as duas maiores fabricantes do mundo travam uma batalha judicial na tentativa de oferecer o melhor sabor em cada caneca.
A Anheuser-Busch InBev e a Heineken divergem sobre qual delas inventou elementos essenciais de uma nova técnica de servir chope que permite lotes menores e elimina a necessidade de barris de aço tradicionais, que utilizam ar comprimido e podem alterar o sabor ao longo do tempo.
As empresas participaram da primeira audiência na terça-feira, de um total de duas sessões, em processo que avalia a violação de patentes da tecnologia na Comissão de Comércio Internacional dos EUA, em Washington. AB InBev diz que foi a responsável pelo desenvolvimento das latas de cerveja, enquanto a Heineken - cujo processo é anterior ao da concorrente - afirma que foi a inventora do dispensador. Cada uma tenta manter a outra fora do mercado dos EUA para fornecer chope em pubs menores e lares.
"Os bares costumavam colocar grandes barris de Bud Light e Coors Light e vendiam tanto que o frescor não era um problema, disse Trevor Stirling, analista do Sanford C. Bernstein. "Cada marca individual está vendendo menos. Agora você precisa de tecnologia para proteger o frescor por mais tempo, mesmo vendendo menos. "
Analistas dizem que o setor de cervejas, que movimenta US$ 120 bilhões, tem se tornado mais fragmentado. Os norte-americanos agora bebem menos cerveja, mas estão dispostos a pagar por melhor qualidade.
As grandes cervejarias tentam manter participação de mercado em um cenário no qual até mesmo as cervejas artesanais estão perdendo terreno para o vinho e destilados. O volume total de vendas de cerveja mostrou queda na última década, embora as vendas em dólares tenham aumentado, segundo a consultoria Euromonitor International.
--Com a colaboração de Ryan Beene e Thomas Buckley.
Para contatar o editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net
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