PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Montadoras fazem parcerias para levar veículos à Lua

Bloomberg News

16/04/2019 12h40

(Bloomberg) -- A Lua pode ser a próxima fronteira para as fabricantes de automóveis.

A BAIC Group está trabalhando com o Projeto de Exploração Lunar da China para montar um laboratório conjunto de tecnologia, anunciou a empresa durante a Feira do Automóvel de Xangai na terça-feira. O laboratório daria apoio à BAIC no desenvolvimento de um veículo planetar.

A BAIC e outras empresas chinesas tentam absorver partes do orçamento espacial do governo chinês, de US$ 8 bilhões, que só fica atrás do orçamento dos EUA. A China quer estar entre as três maiores potências aeroespaciais em uma década. O governo pretende colocar "taikonautas" chineses na Lua na década de 2030. A sonda Chang'e-4 aterrissou no lado oculto da Lua em janeiro.

Um mês antes deste anúncio da BAIC, a Toyota Motor comunicou uma parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão para construção de um veículo lunar.

A agência governamental e a maior montadora do país estão trabalhando em um veículo autônomo de seis rodas capaz de transportar duas pessoas por 10.000 quilômetros. O plano é colocar um veículo na Lua em 2029.

A tecnologia de células de combustível da Toyota vai abastecer o veículo, que será capaz de acomodar dois astronautas. Eles poderão retirar o traje espacial no veículo e morar nele enquanto exploram a superfície lunar, segundo a montadora.

Logo pode haver bastante gente por lá. O vice-presidente Mike Pence declarou que os EUA voltarão a levar astronautas à Lua dentro de cinco anos, possivelmente usando foguetes comerciais.

Os bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson abriram seus próprios empreendimentos para voos espaciais em escala comercial.

No meio do ano haverá a celebração dos 50 anos desde que a Apollo 11 pousou na Lua.

To contact Bloomberg News staff for this story: Ying Tian em Pequim, ytian@bloomberg.net