Casal fica US$ 5 bi mais rico em 2019 vendendo comida chinesa
(Bloomberg) -- A insaciável fome dos chineses por caldos apimentados garante a expansão acelerada da fortuna dos fundadores de uma rede de restaurantes. O patrimônio do casal cresce mais rápido do que o de muitas das famílias mais abastadas do planeta.
Zhang Yong, presidente da Haidilao International, e sua esposa, Shu Ping, ficaram US$ 5,6 bilhões mais ricos em 2019. A fortuna deu um salto de 74 por cento em apenas três meses.
Esse ritmo só não é maior do que o alcançado pelo magnata australiano de mineração Andrew Forrest (que dobrou seu patrimônio neste ano), pelo empreendedor chinês de educação Lu Zhongfang (aumento de 83 por cento) e pelo titã dos carros usados dos EUA, Ernie Garcia (alta de 78 por cento). Os dados são do Bloomberg Billionaire's Index, ranking das 500 pessoas mais ricas do mundo.
A Haidilao abriu o capital em setembro e seus lucros surpreendem. A empresa opera a maior rede de restaurantes que servem uma espécie de fondue ? caldo apimentado colocado sobre um fogareiro e usado para cozinhar carnes e vegetais na própria mesa.
A companhia está criando cozinhas automatizadas para tornar os restaurantes mais eficientes. A freguesia se interessa por atrações como manicure grátis enquanto espera por uma mesa. A marca está se expandindo no exterior e planeja abrir unidades em Nova York e Londres.
No ano passado, a receita aumentou 60 por cento para 17 bilhões de yuan(US$ 2,6 bilhões), o que contribuiu para a valorização de 77 por cento na ação da empresa neste ano. Seu valor de mercado atual, US$ 21 bilhões, supera o da Chipotle Mexican Grill, rede de restaurantes de comida mexicana com sede nos EUA.
Outro casal poderoso da Haidilao também ficou muito mais rico neste ano. A fortuna do cofundador e diretor executivo, Shi Yonghong, e da esposa, Li Haiyan, também aumentou 74 por cento e agora chega a US$ 6,3 bilhões.
O entusiasmo deixou a ação da Haidilao cara: o equivalente a 47 vezes o lucro projetado para os próximos 12 meses. Segundo dados compilados pela Bloomberg, o múltiplo é quatro vezes maior que o do Hang Seng, o principal índice da bolsa de Hong Kong.
O mercado para esse tipo de comida na China vai crescer mais de 10 por cento ao ano e faturar mais de 700 bilhões de yuan até 2022, prevê a consultoria Frost & Sullivan.
Além de restaurantes pequenos, o setor é disputado por grandes marcas como a Xiabuxiabu Catering Management China Holdings, também listada em bolsa. A Haidilao tem menos de 3 por cento do mercado para esse tipo de comida, segundo prospecto distribuído em setembro.
O diretor de estratégia da Haidilao, Zhou Zhaocheng, afirmou em entrevista realizada em outubro que a companhia vê espaço para crescer ao oferecer mais opções, melhor atendimento e novas experiências aos clientes.
Os chineses voltam para os restaurantes porque se divertem. As unidades oferecem jogos de tabuleiro, serviço de engraxate e manicure para quem aguarda na fila.
Em outubro, um dos restaurantes Haidilao introduziu robôs que anotam pedidos e levam carne e vegetais crus até as mesas.
Ambição global
Zhang, que já foi soldador em uma fábrica de tratores, fundou a Haidilao com amigos em 1994. A empresa abriu o capital no ano passado.
Ele e a esposa, ambos cidadãos de Cingapura, tinham patrimônio líquido de US$ 13,2 bilhões, usando dados da sexta-feira passada. A fortuna inclui participações na subsidiária de molhos e temperos da Haidilao, chamada Yihai International Holding, que registrou valorização de 87 por cento nas ações neste ano. O casal é dono de 58 por cento da Haidilao.
--Com a colaboração de Pei Yi Mak e Michael Patterson.
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