IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Slack cria ferramentas para se encaixar no ambiente corporativo

Ellen Huet

25/04/2019 10h35

(Bloomberg) -- A Slack Technologies desenvolveu uma ferramenta que, na melhor das hipóteses, elimina a enxurrada de emails entre colegas de trabalho e as substitui por... uma enxurrada de mensagens instantâneas, emojis e GIFs animados. Em todas as empresas, há sempre aqueles que não estão prontos para abrir mão dos e-mails e adotar essa nova ordem mundial.

Por isso, a Slack está criando maneiras para permitir que os resistentes - ou, por exemplo, novos funcionários ainda sendo treinados no sistema - troquem mensagens com os colegas da empresa no conforto de suas caixas de entrada. Com a nova ferramenta, chamada de "email bridge" (ponte para email), os usuários do serviço de mensagens Slack poderão enviar e receber emails para os colegas dentro do software de bate-papo. A ferramenta resolve o grande inconveniente que algumas empresas experimentam ao testar o Slack, uma mudança importante para a startup que se prepara para uma oferta inicial de ações em breve.

O recurso é um dos vários que a empresa, com sede em São Francisco, divulgou na quarta-feira em sua conferência anual. A Slack está no foco dos investidores. As recentes ofertas de ações do grupo no mercado privado avaliaram a empresa em cerca de US$ 16 bilhões, mais do que o dobro de seu valuation mais recente de financiamento com capital fechado. A Slack deve fazer o registro do prospecto de sua oferta de ações este mês, antes de listar os papéis na Bolsa de Nova York em meados do ano, segundo três pessoas com conhecimento do assunto que pediram para não serem identificadas porque os planos são confidenciais.

Ferramentas como a ponte para email fazem parte do objetivo mais amplo de se adequar -- em vez de intimidar -- ao ambiente corporativo. Algumas pessoas acham que a Slack quer eliminar os emails, o que não é o caso, disse Brian Elliott, vice-presidente da plataforma. Nos próximos meses, a empresa disponibilizará uma ferramenta para que usuários enviem emails aos colegas diretamente dentro do Slack. Algum tempo depois, permitirá que os destinatários respondam ao email, que aparecerá como uma mensagem do Slack.

Na quarta-feira, a empresa também apresentou maneiras de integrar os calendários do Google ou do Microsoft Outlook com o Slack para sugerir horas ideais de reuniões. E está lançando um método para que usuários criem ferramentas simples e fluxos de trabalho que possam se conectar ao software e ajudar a automatizar tarefas rotineiras.