IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Poluição do ar é debatida pela primeira vez em eleições na Índia

Anindya Upadhyay

29/04/2019 09h24

(Bloomberg) -- As promessas de reduzir a contaminação do ar mais poluído do mundo chegaram às plataformas dos principais partidos políticos pela primeira vez nas eleições da Índia.

Os partidos de maior peso, como o governista Bharatiya Janata (BJP), o de oposição Partido Congresso Nacional e o Aam Aadmi prometeram combater a crise adotando medidas que vão desde o estabelecimento de prazos até a introdução de novos padrões de emissão para incentivar o uso de veículos elétricos em uma tentativa de combater o ar contaminado.

Uma nova postura em relação às eleições de 2014, quando nenhuma das plataformas dos partidos fez qualquer menção ao ar limpo ou à poluição.

A Índia, que abriga as 10 cidades com a pior qualidade do ar do mundo, não tem conseguido combater a névoa mortal que teria matado 1,24 milhão de pessoas em 2017, segundo estimativas. No passado, os governos se comprometeram em investir milhões de dólares e contrataram equipes extras para fazer cumprir as leis ambientais existentes, que incluem a proibição de que agricultores façam queimadas. Mas a amplitude da atmosfera contaminada da Índia tem dificultado avanços.

Poluição do ar na agenda:

  • O programa de governo do BJP promete se concentrar nas 102 cidades mais poluídas do país. "Reduziremos o nível de poluição em cada uma das cidades-alvo em pelo menos 35% nos próximos cinco anos", diz o partido, que destacou suas "medidas efetivas" para reduzir o nível de poluição.
  • O Partido Congresso classifica a poluição do ar como emergência de saúde pública nacional. Promete fortalecer o Programa Nacional de Ar Limpo para combater a poluição. "Todas as principais fontes de emissão serão abordadas, mitigadas e reduzidas a níveis aceitáveis", diz.
  • O programa do partido Aam Aadmi, que comanda a capital nacional de Nova Déli, promete lançar ônibus elétricos e limpeza a vácuo de estradas, entre outras medidas para resolver o problema da poluição. Para controlar a poluição em Nova Déli, o AAP implementou um programa em 2015 para conter as emissões veiculares por meio de controles de tráfego.

É um "bom sinal" que partidos políticos não tenham ignorado a poluição do ar, diz Anumita Roy Chowdhury, diretora-executiva de pesquisa do grupo ambientalista Centre for Science and Environment. "A intenção e o objetivo precisam ficar muito mais claros e precisos por meio de um forte mandato político para uma ação real depois", disse em entrevista por telefone.

Um recente estudo publicado pela The Lancet revelou que 77% dos 1,4 bilhão de habitantes da Índia estão expostos a um ar muito mais poluído do que os limites recomendados. Os pobres são os mais atingidos pela poluição, segundo a The Lancet.

O ar contaminado da Índia, especialmente no inverno, é resultante da combinação de queima de restolho agrícola, fogos de artifício, emissões veiculares e condições climáticas.