IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CEO mais jovem da Alemanha promete acelerar vendas de óculos

Richard Weiss

30/04/2019 14h36

(Bloomberg) -- Marc Fielmann, que assumiu o comando da fabricante de óculos alemã fundada por seu pai, promete acelerar o crescimento da empresa e conquistar uma fatia maior do mercado de óculos de prescrição.

É a primeira vez que Fielmann, de 29 anos, revela os planos de mudança ao se tornar o CEO mais jovem entre as maiores companhias alemãs de capital aberto, ocupando o lugar de seu pai bilionário, de 79 anos. A participação de mercado da Fielmann na Europa continental, onde é a terceira maior depois da SpecSavers, de controle familiar, e da GrandVision, deve subir dos atuais 17% para 25% em 2025, segundo comunicado da empresa com sede em Hamburgo divulgado na segunda-feira.

A Fielmann planeja vender 12 milhões de pares de óculos até 2025 em comparação com os 8,15 milhões em 2018. A estimativa é de que a receita externa, ajustada pelo imposto sobre valor agregado e variações de estoque, aumente para cerca de 2,3 bilhões de euros (US$ 2,6 bilhões) em 2025 em relação aos 1,65 bilhão de euros do ano passado.

Tais mudanças nem sempre correm como esperado, a exemplo da varejista de moda alemã Gerry Weber, em crise há quatro anos após o fundador, Gerhard Weber, ter passado o bastão de CEO ao filho Ralf. Segundo informações da revista Manager Magazin, o jovem Fielmann planeja começar a vender óculos on-line, possivelmente a partir de 2020, estratégia evitada pelo pai por anos.

A empresa planeja investimentos de mais de 200 milhões de euros em 2019 e 2020, o dobro do ritmo até agora, com foco na abertura de lojas e operação de comércio eletrônico.

"A empresa parecia um pouco complacente desde 2015, com uma enorme participação de mercado na região de língua alemã, enquanto a GrandVision os superava organicamente e acumulava aquisições", disse Charles Allen, analista da Bloomberg Intelligence.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Patricia Xavier, pbernardino1@bloomberg.net