IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estação de trem e comunidade em Israel recebem o nome de Trump

Alisa Odenheimer

30/04/2019 12h54

(Bloomberg) -- Donald Trump colocou seu nome em prédios em todo o mundo. Israel, seu impassível fã, está seguindo o exemplo.

O ministro das Relações Exteriores e também Ministro dos Transportes Israel Katz diz que vai usar a ocasião do 71º Dia da Independência de Israel na próxima semana para anunciar oficialmente os planos para dar a uma parada de trem o nome do presidente americano.

"Aqui, na Cidade Velha de Jerusalém, construiremos a estação de trem do Muro das Lamentações e do Monte do Templo", disse Katz em um tweet. "Terá o nome de Trump, que fez história e reconheceu Jerusalém como a capital de Israel".

A medida de Trump em Jerusalém, em dezembro de 2017, rompeu com a opinião mundial e foi seguida pela transferência da Embaixada dos EUA para a cidade em maio passado. Os palestinos, que reivindicam partes do leste de Jerusalém para uma futura capital, romperam os contatos com a administração Trump em resposta.

Jerusalém não será o único lugar onde Israel concederá honras à Trump. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu disse na semana passada que Israel daria o nome do presidente a uma comunidade nas Colinas de Golan, depois que Trump reconheceu oficialmente a soberania israelense sobre o platô estratégico que Israel capturou da Síria na guerra de 1967 no Oriente Médio.